Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

26/04/2019

Secretaria da Educação conhece sistema de reconhecimento facial para escolas em Umuarama

Secretaria da Educação conhece sistema de reconhecimento facial para escolas em Umuarama

Uma equipe da Secretaria de Educação de Umuarama, liderada pela secretária Mauriza Lima, esteve em Paranavaí na última terça-feira, 23, para conhecer projetos desenvolvidos pela prefeitura daquele município no setor educacional. O grupo visitou escolas e foi recebido no gabinete, pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o Delegado KIQ, e pela secretária de Educação, Adélia Paixão.

“Temos conhecimento sobre realizações muitos positivas que estão acontecendo na educação em Paranavaí, especialmente projetos que envolvem investimentos em tecnologia, como o reconhecimento facial, que estão otimizando e dando mais segurança para as crianças nas escolas”, disse a secretária Mauriza Lima.

A equipe de Umuarama encontrou um ambiente agradável. “Vimos a alegria de cada criança em estar na escola, boas estruturas, sistemas tecnológicos que funcionam e investimentos inteligentes, que trazem bons resultados. Captamos boas ideias para adaptá-las ao nosso município e melhorar ainda mais o atendimento oferecido aos nossos alunos”, elogiou a secretária. “Acreditamos que uma educação de qualidade faz a diferença para termos cidadãos conscientes e envolvidos com a comunidade no futuro”, frisou o Delegado KIQ.

O projeto que mais chamou a atenção da equipe de Umuarama foi o sistema de reconhecimento facial implantado nas 19 escolas municipais de Paranavaí. Em funcionamento desde 2018, o sistema tem hoje 8.400 alunos cadastrados. O registro de presença através do reconhecimento facial traz mais segurança aos pais, por saberem que a criança realmente está na escola, e também para as equipes da escola, responsáveis por esses alunos no horário escolar.

“Além disso, o sistema ajuda a economizar tempo com a chamada em sala de aula e permite gerenciar melhor a merenda escolar. As cozinheiras são informadas pelo sistema sobre quantas crianças estão na escola naquele dia e quantas refeições precisam ser servidas, evitando o desperdício”, explicou a secretária Adélia.

Outra vantagem do sistema é que caso a criança falte à aula ou não faça o reconhecimento facial, os pais recebem uma mensagem no celular informando a ausência dos filhos. Se o aluno faltar por cinco dias consecutivos o Conselho Tutelar é acionado para fazer contato com a família e saber o motivo da ausência. A Prefeitura de Paranavaí investiu R$ 500 mil na compra do sistema de gerenciamento de informações escolares.

De acordo com a secretária Mauriza, além do controle de presença e fluxo o sistema permite gerenciamento das ações pedagógicas e administrativas de cada escola, trazendo mais agilidade e rapidez em todo o processo escolar. “É um investimento significativo, mas que traz muitas vantagens e um controle inteligente da frequência escolar, possibilitando definir estratégias de melhorias com base em dados confiáveis e atualizados diariamente. Vamos levar essa ideia para o prefeito Celso Pozzobom e discutir a possibilidade de implantação”, completou a secretária.

O sistema gerencia todo o trabalho da secretaria da escola, com impressão de históricos, boletim escolar e lançamento de atestados, gerando economia com a redução de papel. “Com ele nós temos o controle de todas as escolas, desde os alunos presentes naquele dia, cadastro escolar de cada aluno, infraestrutura, merenda, contato com o Conselho Tutelar, transporte, biblioteca, etc., enfim um diagnóstico preciso da situação de todas as instituições”, finaliza a secretária Adélia Paixão.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal