Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

30/08/2018

Trabalho de fotógrafos umuaramenses será apresentado na Câmara Federal

Trabalho de fotógrafos umuaramenses será apresentado na Câmara Federal

Os fotógrafos umuaramenses Luiz Gonzaga e Sergio Vercezi apresentarão em Brasília, de 12 de setembro a 17 de outubro, a exposição de fotos Bacia dos Bichos, que começou por Umuarama. 

O local escolhido foi o Centro Cultural da Câmara dos Deputados. Com ênfase na fauna e flora da região, o recorte fotográfico privilegia imagens da bacia do Rio Paraná para uma verdadeira documentação fotográfica dos animais que nela habitam.

Bacia dos Bichos é uma exposição composta por 14 imagens realizadas pela dupla de fotógrafos que foi lançada em março do ano passado, em forma de exposição e de livro, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama. 

A mostra também integrou o 4º Festival de Fotografia Floripa na Foto e retrata imagens colhidas em uma incursão entre 2015 e 2016, por vários trechos do rio Paraná.

O projeto completo, de caráter artístico, educativo e ambiental, reúne ações que se entrelaçam através do olhar e do depoimento dos fotógrafos – uma exposição itinerante, palestras para escolas públicas e o lançamento do livro, que traduz de forma poética um lugar cuja exuberância aproxima o homem ao século XIX, período em que o artista buscava na natureza a relação com o que existia de mais elevado, em contraposição às fragilidades que assolavam o homem moderno.

"Agora, no início do século XXI, encontramos na fotografia uma forma de buscar a mesma paz almejada naqueles tempos de transformação humana e urbana.

Nas páginas do livro e na exposição itinerante, a fotografia nos apresenta um lugar pouco conhecido de nosso país, alertando-nos para a necessidade de preservar o meio ambiente", defendem os fotógrafos.

Luiz Gonzaga, fotógrafo autodidata formado em Direito, iniciou na fotografia em 1973 e a partir de 2008, junto com Vercezi, passou a fazer incursões fotográficas em rios e matas, onde descobriu sua vocação – a fotografia de natureza. 

Para Sergio Vercezi, a paixão por fotografia nasceu ainda na infância. Estudou sobre fotografia, escolhendo a natureza como tema principal e a imagem como forma de mostrar ao mundo a beleza divina, contribuindo para a sua preservação.

 

 

 

 

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal