Umuarama, segunda-feira, 29 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

07/08/2018

Lixo continua sendo jogado em locais impróprios em Umuarama

Lixo continua sendo jogado em locais impróprios em Umuarama

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estão tendo trabalho extra com a limpeza de vias públicas onde a população tem descartado grandes quantidades de lixo de forma irregular. Ruas afastadas do centro, com pouco movimento e nas proximidades de áreas rurais ou matas e bosques, tem sido loca de descarte de entulho, material reciclável, sucatas e até lixo orgânico, que agridem o meio ambiente e prejudicam o aspecto visual da cidade, além do risco de entupimento de bueiros e galerias pluviais.

A situação é crítica em várias regiões da cidade. "Por mais que a gente apele ao bom senso, organize recolhimentos periódicos e mantenha a coleta de lixo orgânico e reciclável em pleno funcionamento, diariamente nos deparamos com essa prática. O prolongamento da Avenida Vitória é um exemplo. O pessoal limpa no fim de semana e quando outra semana se inicia, já tem mais lixo, galhos e entulhos acumulados", afirmou o secretário José Guimarães de Melo.

No trecho mencionado pelo secretário, que fica próximo ao pátio rodoviário da Prefeitura, foram recolhidos cerca de 10 caminhões de resíduos na última semana. O local virou um ponto irregular de descarte de móveis velhos, eletroeletrônicos, galhos e troncos de árvores, isopor, entulho de construção, colchões e, em meio a tudo isso, até lixo orgânico. "A cidade conta com um grande e bem organizado aterro sanitário, que deveria ser o destino de tudo isso. Mas uma parte da população insiste em jogar o lixo em qualquer lugar", lamentou o secretário.

Na rua Profeta Elizeu, no Parque Dom Pedro II, também foram dois dias de trabalho envolvendo pá carregadeira, caminhões e uma grande equipe de servidores para recolher toneladas de lixo e entulho. "Quem pratica o descarte irregular se aproveita do pouco movimento, principalmente em horários noturnos ou no fim de semana. A Prefeitura sinaliza com placas, orienta e tenta conscientizar a população, mas às vezes não vemos resultados", completou Guimarães.

Para o prefeito Celso Pozzobom, a falta de educação de alguns acaba prejudicando muitos. "Diariamente recebemos reclamações da população por causa desse lixo. Realizamos o projeto Bairro Saudável, que percorreu todos os bairros de Umuarama e recolheu mais de 520 toneladas de lixo e descartes, mas ainda tem gente jogando resíduos nas vias públicas. Essa prática atenta contra o código de posturas do município e é passível de multa. A dificuldade é realizar o flagrante, mas o setor de fiscalização está tento. Contamos, mais uma vez com o bom senso da população para que faça o descarte de materiais imprestáveis no aterro sanitário", solicitou o prefeito.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Lixo continua sendo jogado em locais impróprios em Umuarama
Lixo continua sendo jogado em locais impróprios em Umuarama
Lixo continua sendo jogado em locais impróprios em Umuarama
Lixo continua sendo jogado em locais impróprios em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal