Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

23/05/2017

Seis projetos aprovados por unanimidade em primeira discussão na sessão desta segunda

Seis projetos aprovados por unanimidade em  primeira discussão na sessão desta segunda

Dos sete projetos em pauta na sessão ordinária desta segunda-feira (22), seis entraram em apreciação e votação dos parlamentares. Um deles, no entanto, foi retirado de pauta a pedido de vistas de 03 dias. Trata-se do Projeto de Lei Nº 002/2017, que dispõe sobre a criação da “PATRULHA MARIA DA PENHA”, proposição da vereadora Ana Novais. 

Em discussão e votação, o primeiro texto em apreciação foi o Projeto de Lei Nº 037/2017, o criando o Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI.  A proposta é de autoria do Poder Executivo Municipal, com 02 artigos, sendo aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação.  

Conforme mensagem remetida pelo Poder Executivo, o CEMEI criado tem sede no Alto São Francisco – Rua Francisco Rodrigues Júnior s/n – Jardim Alphaville. Sua regularização se faz necessária, tendo em vista que a estrutura já está em funcionamento desde 2016, conforme determinação do Núcleo Regional de Educação. “Segundo o NRE, não há possibilidade jurídica de junção predial da Unidade (Centro de Educação), com a Escola Municipal São Francisco de Assis, razão pela qual resolvemos criar uma unidade independente, utilizando das mobílias e do quadro funcional já existente – sem custo financeiro ao erário”, diz a mensagem do Executivo. 

Posteriormente, entrou em apreciação o Projeto de Lei 030/2017, tendo como autor o vereador Mateus Barreto. O conteúdo dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de Umuarama. A matéria foi aprovada por unanimidade em primeira discussão e votação. As informações a serem divulgadas devem contar a data da solicitação da consulta, aviso de tempo médio de atendimento, relação de inscritos habilitados para o respectivo exame, consulta ou procedimento cirúrgico, e, a relação de pacientes já atendidos através da divulgação do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS);.  

Do vereador Marcelo Nelli, entrou em primeira discussão e foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 031/2017, alterando o § 3º do art.3º da Lei nº 3.398, de 30 de junho de 2009. O conteúdo se volta a prazos de tolerância da Zona Azul. Com a alteração sugerida pelo vereador, a nova redação assim se daria: “Será permitido, a título de tolerância, o prazo de 20 minutos sem cobrança do uso do cartão, mediante autorização da fiscalização e entrega do cartão específico pelos agentes responsável, sendo que o tempo de permanência na mesma vaga constará nas placas de regulamentação”.


Outra proposição, esta de autoria do vereador Junior Ceranto, trata-se do Projeto de Lei Nº 34/2017, instituindo a Política Municipal do Cooperativismo. O texto traça uma série de diretrizes que podem ser adotadas como forma de fortalecer o cooperativismo, dentre os quais: apoio técnico e operacional, estimular a forma cooperativista, promover estudos, pesquisas, eventos, campanhas e orientações, de forma a contribuir com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito do município, seguindo ainda o que determina a Lei Nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. 

Durante a sessão de ontem, fez uso da tribuna a diretora superintendente da Cooperativa Sicoob Arenito, Célia Dorigan Matos Furlanetto, que falou sobre a importância do cooperativismo na economia e na sociedade como um todo, destacando os resultados coletivos do trabalho conjunto. Em votação o projeto, o mesmo teve aprovação unânime em primeira discussão. 

Ainda em pauta, o Projeto de Lei Nº 036/2017, da vereadora Maria Ornelas, o qual foi aprovado por unanimidade em primeira discussão. O texto prevê que o Poder Executivo Municipal crie meios de divulgação dos direitos assegurados aos portadores da doença, através de materiais informativos afixados em locais públicos de alta frequência. 

O material discorrendo sobre o tema deverá conter no mínimo informações como: garantia de aposentadoria por invalidez, auxílio doença, isenção de imposto de renda na aposentadoria, isenção de ICMS, IPI e IPVA na compra de veículos adaptados, quitação de financiamento da casa própria, saque do FGTS, saque do PIS/PASEP, benefício de prestação continuada (LOAS), cirurgia de plástica reparadora de mama e, quitação de financiamento de imóvel junto à Caixa Econômica Federal. O material de comunicação a ser desenvolvido pelo Município deverá conter o número do Disque Ministério da Saúde: (0800 61 1997). 

Por ultimo, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 14/2017, da vereadora Ana Novais, denominando vias públicas do município. Em primeira apreciação na Casa, o mesmo foi aprovado por unanimidade. 

LIDER DO GOVERNO NA CÂMARA
Durante a sessão de ontem, também foi publicado oficio do Poder Executivo Municipal remetido ao Poder Legislativo, no qual o prefeito Celso Pozzobom designa o vereador Junior Ceranto (PSD), como seu líder junto a Câmara Municipal de Umuarama. O parlamentar discursou, e, ao fazer uso da palavra, agradeceu a confiança a ele depositada, destacando sua proposta de atuar pelo bem da coletividade, convocando ainda os demais colegas para lhe auxiliarem na empreitada. 
 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Seis projetos aprovados por unanimidade em  primeira discussão na sessão desta segunda
Seis projetos aprovados por unanimidade em  primeira discussão na sessão desta segunda
Seis projetos aprovados por unanimidade em  primeira discussão na sessão desta segunda

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal