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Prefeitura tem comprado mais de micro e pequenos empreendedores
03/02/2021
Prefeitura tem comprado mais de micro e pequenos empreendedores
As compras da Prefeitura de Umuarama junto a fornecedores locais têm aumentado progressivamente nos últimos anos. Em relação ao total de mercadorias adquiridos e serviços contratados em 2018, pouco mais de 74% tiveram origem em empresas de outros municípios e Estados. No ano seguinte o município comprou mais das empresas locais e esse percentual baixou para 67,7%. Já no ano passado, as compras com fornecedores locais ultrapassaram 52% e de fora foram cerca de 47,5%.
Essa tendência de empresas locais venderem para a Prefeitura é a tônica do programa “Umuarama Compra Mais”, criado em parceria entre a administração municipal e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), que busca despertar nos empresários da cidade o interesse em participarem das licitações realizadas pelo município. “A meta é ampliar a participação das empresas de Umuarama nas compras realizadas pela Prefeitura, aumentando a circulação de recursos financeiros na praça e fortalecendo a renda da população”, explicou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior.
Hoje, por falta de conhecimento ou de interesse das empresas locais, quase 50% das compras da Prefeitura beneficia empresas de fora da cidade. “O volume é crescente, mas ainda temos muito campo para avançar. Tem muita coisa que vem de fora que poderia ser comprada de fornecedores locais, caso houve mais interesse nas nossas licitações. E esse dinheiro, ficando na cidade, aumentaria o giro do comércio e resultaria em empregos e divisas”, reforçou o prefeito Celso Pozzobom.
No cenário geral, o volume de compras junto a microempresas tem aumentado – o índice foi de 10,06% em 2018, subiu para 14,3% em 2019 e chegou a 24,78% no ano passado. Evoluíram de forma significativa também as compras junto a empresas de pequeno porte – respectivamente 21,27% em 2018, 30,6% em 2019 e 43,83% no ano passado (até setembro). A tendência se confirma em Umuarama, com crescimento de 13,12% para 31,75% nas empresas de pequeno porte e de 4,45% para 9,41% nas microempresas. Já as compras de pessoa física ainda são irrisórias (0,09% em 2018, 0,22% em 2019 e 0,01% no ano passado).
Esses números mostram o quanto as compras ainda podem crescer junto a fornecedores locais, especialmente pessoa física, micro e pequenas empresas. “Juntos, esses setores são responsáveis pela maioria dos empregos da nossa economia e podem empregar ainda mais se aumentarem o faturamento, especialmente neste momento de crise provocada pela pandemia de coronavírus. E a Prefeitura, o maior comprador de Umuarama, pode ajudar bastante. Basta que participem das licitações e vendam para o município”, reforça o prefeito Celso Pozzobom,
Nesse ponto, o programa “Umuarama Compra Mais” pode ser um grande aliado dos fornecedores. Reunindo equipes das secretarias de Administração, Indústria, Comércio e Turismo, das diretorias de Licitações e Contratos, Compras e Almoxarifado e a Controladoria Interna do Município e da Casa do Empreendedor, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), o programa orienta os empresários, esclarece dúvidas, ajuda a encaminhar a documentação necessária e divulga as licitações programadas pelo município.
A Prefeitura de Umuarama compra milhões de reais por semana em mercadorias diversas e serviços para atender aos diferentes setores da gestão. “É importante manter esse dinheiro na cidade, estimulando o comércio e os empreendimentos locais. Se nossas empresas venderem mais para a Prefeitura, poderemos alocar pelo menos R$ 150 milhões anuais, destinados ao custeio da máquina pública, na nossa economia”, completa o secretário da Administração, Cléber Bomfim.
A lista de produtos comprados no dia a dia da administração é bem diversificada, com potencial de contemplar dezenas de empresas locais – desde materiais de limpeza e higiene, segurança (EPIs e EPC) e de expediente (escritório) a produtos alimentícios, soluções em tecnologia e informação, serviços de limpeza, pequenas obras de engenharia e manutenções elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, entre outros.
O empresário interessado deve ficar atento ao Calendário de Licitações, criado para facilitar a organização das empresas que querem vender para a Prefeitura. É uma agenda com as licitações e pregões marcados pelos próximos dois meses – o fornecedor pode saber com antecedência o que o município vai comprar em fevereiro e março. Com isso, tem tempo hábil para juntar a documentação, realizar orçamentos e elaborar uma proposta consistente para disputar os certames.
COMO ACESSAR
O empresário pode:
– Consultar os canais de comunicação da Prefeitura, como o Portal da Transparência (http://servicos.umuarama.pr.gov.br/portaltransparencia) na opção ‘Licitações/Administração’
– Entrar em contato com a Diretoria de Licitações e Contratos pelo telefone (44) 3621-4141
– Acessar a agenda de licitações no banner do “Compra Mais” no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br)
– Ou procurar a Casa do Empreendedor para orientações sobre como participar das licitações, documentação necessária, obtenção de certidões e auxílio técnico para participar do processo
Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA