Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

07/10/2020 | Concebido por Goioerê

Cooperativa faz uso de Inteligência Artificial para classificar grãos de soja com apoio do Senai no Paraná

Cooperativa faz uso de Inteligência Artificial para classificar grãos de soja com apoio do Senai no Paraná

Com o uso de Inteligência Artificial (IA) e Visão Computacional, uma cooperativa paranaense pôde acelerar e padronizar a classificação de grãos de soja. A Cocamar contou com o apoio do HUB de Inteligência Artificial do Senai no Paraná para desenvolver um aparato que captura imagens de amostras de grãos de soja, extraindo informações e treinando um algoritmo para monitorar o nível de acidez e a concentração de clorofila.

“O processo de classificação dos grãos é crucial na negociação da produção agrícola. É por meio dessa classificação que os grãos são avaliados para compor o preço de compra que a Cocamar oferecerá ao produtor. Com a transformação desse processo, que hoje é parcialmente manual, para a classificação por imagens utilizando a Inteligência Artificial como ‘cérebro’ da operação, o objetivo é ganhar agilidade. Em momentos de safra agrícola, a quantidade de caminhões que passam pelo processo em um espaço pequeno de tempo é muito grande e, neste momento, qualquer minuto perdido pelo produtor tem grande impacto. Por isso, nós, enquanto cooperativa, precisamos ajudar o produtor nesta etapa”, explica Guilherme Bulla Zago, especialista de projetos da Cocamar.

Esta é uma das maneiras que as novas tecnologias podem ajudar o agronegócio a acelerar seus processos. “A Inteligência Artificial permite entender melhor como o plantio evolui em toda a sua cadeia, desde a modificação dos grãos, produção, colheita, armazenamento, e cadeia do alimento. Ao compreender melhor o processo e ter um histórico como base, é possível prever o comportamento e corrigir com antecedência, o que fará o agronegócio melhorar ainda mais sua produção e qualidade de produto”, analisa Muriel Mazzetto, consultor do programa de Residência em Inteligência Artificial do HUB de IA do Senai.

O projeto e a parceria com o HUB fazem parte de um grande investimento da Cocamar em inovação. Por meio do Cocamar Labs, programa que reúne iniciativas de inovação incremental, radical e disruptiva, a cooperativa se aproxima do ecossistema de inovação. “Nos últimos anos, a transformação digital, a indústria 4.0 e a verticalização da produção passaram a ser temas muito relevantes. Neste contexto, a Inteligência Artificial é considerada uma ferramenta essencial para que várias soluções possam ser implantadas com sucesso, por isso, para a Cocamar, esse investimento fez muito sentido. Somos uma cooperativa, então, tudo o que estamos planejando e implantando tem o objetivo de beneficiar nosso cooperado com agilidade, segurança, confiabilidade e produtividade no campo” analisa Guilherme.

O Senai proporciona o contato com as novas tecnologias a empresas que queiram testar o potencial da IA em suas demandas. E os resultados já podem ser observados: Hoje podemos dizer que temos dois tipos de resultados, de mesma importância: o primeiro deles é mais relacionado à cultura. Com as soluções desenvolvidas e propostas pela equipe do Senai, foi possível mostrar a todos o potencial que esta tecnologia tem para melhorar ainda mais a cooperativa para nossos cooperados. E o melhor: está ao nosso alcance, não é algo utópico ou somente para empresas do Vale do Silício. O engajamento dos colaboradores para nos ajudar a realizar a transformação planejada, enquanto equipe de inovação, aumentou consideravelmente”, afirma Guilherme. “O outro ganho muito importante foi relacionado às entregas que recebemos. A partir delas iniciamos projetos internos para desenvolvê-las ainda mais e aplicá-las em toda a cooperativa e suas unidades operacionais”, conclui o especialista.

Sobre o HUB de Inteligência Artificial Senai

Inaugurado em 2019 na cidade de Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai tem atuação nacional com a missão de acelerar a adoção das novas tecnologias pelas empresas brasileiras. O HUB atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil. 

O HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA.  Indústrias interessadas em conhecer o trabalho do Senai no Paraná na área de Inteligência Artificial podem acessar o site: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia/.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal