Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

24/06/2020

Construção do canal aberto de drenagem no bosque em Umuarama entra na reta final

Construção do canal aberto de drenagem no bosque em Umuarama entra na reta final

A construção do canal aberto de drenagem pluvial do Bosque dos Xetá entrou na reta final. A previsão de conclusão é de 30 a 40 dias, conforme a empresa responsável pelo serviço, desde que não ocorram atrasos devido a interferências climáticas – já que a rede recebe grande volume de águas pluviais em dias de chuva forte. Os operários já trabalham na preparação do último trecho, que conectará o canal à caixa de passagem já existente.

Nos últimos dias a equipe concretou o dissipador, na parte final do trajeto, e implantou parte da tubulação tripla que aumentará a vazão da rede de águas pluviais da Avenida Presidente Castelo Branco, nas imediações da antiga Sala Aré, um dos pontos críticos da cidade onde ainda ocorrem alagamentos em períodos chuvosos.

“A maior parte do canal está pronta. Agora a frente de trabalho se concentra no trecho final, que vai conectar a caixa existente, que recebe as tubulações de todo o baixadão da região central de Umuarama”, lembrou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

O avanço das escavações é cuidadoso, devido à instabilidade do solo e à possibilidade de alagamento rápido. O tempo bom das últimas semanas ajudou no cronograma, segundo o secretário, porém há previsão de chuvas para os próximos dias, que podem comprometer o andamento das obras.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que o canal eliminará um foco de erosão que avançava dentro do bosque, em direção à Avenida Parigot de Souza, após o rompimento de uma antiga tubulação. “A água das chuvas de toda a região central escoa pelo bosque”, lembra. Conforme o prefeito, o investimento na obra é de R$ 1,1 milhão em recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa).

O canal tem extensão de 115 metros e largura variável (de 6 m a 8,88 m entre a base e o topo). A altura é de 2,50 m. Já o ramal será uma rede pluvial tripla com 84 metros de extensão e tubos de 1,20 m, ligando uma boca de lobo de grande dimensão ao lado da Castelo Branco – que terá grelha de captação pluvial tipo ‘mata-burro’ – até o canal de drenagem.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal