Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

02/04/2020

Assistência intensifica atendimento social em parceria com entidades em Umuarama

Assistência intensifica atendimento social em parceria com entidades em Umuarama

As ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus da Prefeitura contemplam pessoas em situação vulnerável. O fechamento de espaços de aglomerações (teatros, museus, bibliotecas, praças esportivos e outros) restringiu o atendimento presencial nos serviços socioassistenciais, mas o município acolherá a partir desta quinta-feira moradores de rua e andarilhos em estruturas adaptadas para dar conforto e segurança contra a disseminação do vírus.

O atendimento foi articulado com a Casa da Sopa Dr. Leopoldino, Associação de Amigos dos Moradores de Rua de Umuarama (Abrigo Noturno Chico Xavier), a Apromo – Associação de Apoio à Promoção Profissional, igrejas católica e evangélicas, além da Associação dos Moradores dos Conjuntos Guarani I, II e III (que representa também o Parque San Marino e jardins Shangrila, Los Angeles, Vitória e Paris).

Nessas estruturas, pessoas sem abrigo terão alimentação (café da manhã, almoço e jantar), banho e colchões para pernoite, além de orientações de saúde. Os atendimentos são agendados por telefone (plantão) ou em contato com as entidades. “Alguns serviços foram ampliados pelo município graças a essas parcerias. O prefeito Celso Pozzobom não quer deixar nenhum grupo ou setor desamparado nesse momento de incertezas”, disse a secretária de Assistência Social, Izamara Amado de Moura.

A abordagem social é realizada pelas equipes do Centro POP, com apoio da Guarda Municipal; a oferta de passagem está mantida (também no Centro POP), bem como o monitoramento; a oferta de almoço continua na Casa da Sopa, enquanto lanches e jantar são servidos no Abrigo Noturno Chico Xavier e nas igrejas.

O município aumentou as vagas na associação de moradores do Guarani, após reformas custeadas pelo município. A rede de proteção reúne ainda entidades e representações religiosas e articulações com outras secretarias. A associação do Guarani fica na Rua Santa Rosa, 4460 (Parque San Marino). Com a Apromo, o município tem um trabalho realizado em parceria com o cuidado de evitar aglomerações.

CENTRO DIOCESANO

Já a Mitra Diocesana da Igreja Católica cedeu ao município as instalações do Centro Diocesano de Formação, no Parque Tarumã. O local está reservado para internações em isolamento, caso o número de casos suspeitos de coronavírus ultrapasse a capacidade de atendimento da rede hospitalar. “O planto de atendimento do município está estruturado e pronto para o caso de necessidades. Não queremos chegar a utilizar este espaço, mas se for necessário ele estará pronto e adequado”, disse a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

O prefeito Celso Pozzobom agradeceu a solidariedade de todos as entidades, as igrejas e organizações, “que entendem a proporção que este problema pode tomar e estão ao lado do município ampliando as estruturas de atendimento”, disse. “É nesse espírito de colaboração e com o comprometimento da população quanto às medidas preventivas e o isolamento social que vamos superar essa dificuldade”, completou.

CONTATOS

Telefones de plantão para serviços oferecidos pela Assistência Social: CREAS 98457-1130 / CRAM 98457-1135 / Centro Pop 98457-1260 / Família Acolhedora 98457-1953 / CEJU 98457-1124 / Conselho Tutelar 98402-9641 / CRAS 1 – 98457-1125 / CRAS 2 – 98457-1118 / CRAS 3 – 98457-1147.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal