Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/03/2020

Prefeito de Umuarama reúne lideranças para avaliar quadro e medidas contra o coronavírus

Prefeito de Umuarama reúne lideranças para avaliar quadro e medidas contra o coronavírus

O prefeito Celso Pozzobom reuniu diversas lideranças das áreas de saúde, segurança, setor empresarial, Ministério Público, hospitais e também secretários municipais para ouvir as avaliações de cada um sobre o momento que Umuarama e o resto do país vivem, por conta da disseminação do coronavírus entre a população. O encontro, na manhã desta sexta-feira, 27, no Anfiteatro Haruyo Setogutte, mostrou que existem pontos de vista diversos sobre a pandemia, seus efeitos no sistema de saúde e também na economia.

O momento é de incertezas, diante de um problema ainda pouco conhecido, “mas a maior preocupação é adotar medidas com a máxima eficácia e o menor impacto social e econômico”, apontou o prefeito. “Porém nem sempre é possível chegar a um termo que agrade a todos”, disse. Pozzobom destaca a importância regional de Umuarama e defende decisões conjuntas com os demais prefeitos, “pois pela condição de polo, a cidade recebe muitos visitantes diariamente em busca de serviços de saúde, comércio e outros setores”, disse.

A reunião teve a presença do promotor de Justiça Marcos Antônio de Souza, do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Santos, do delegado chefe da 7ª Subdivisão Policial, delegado Osnildo Carneiro Lemes, dos comandantes do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carmelito dos Santos, e da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, e do presidente da Associação Médica de Umuarama, o infectologista Ronaldo de Souza.

Participaram ainda a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, o infectologista do município, Ricardo Delfini Perci, e os representantes dos hospitais – Wanderley Rosa, do Uopeccan; João Jorge Hellu, do Hospital Cemil; Cristiano Nelli, do Instituto Nossa Senhora Aparecida; e Pedro Arildo Ruiz Filho, do Norospar/ Hospital São Paulo.

A secretária Cecília informou que o plano municipal de contingenciamento do coronavírus está delineado, porém pode ter de mudar conforme a evolução dos casos. A reunião serviu para os representantes dos hospitais informarem sobre a capacidade de enfrentamento, em caso de um surto no município, “sempre lembrando que os leitos normais e de UTI existentes em Umuarama também atendem pacientes de toda a região”, destacou. Somando a população dos municípios do entorno, o sistema de saúde local suporta uma população de aproximadamente 300 mil habitantes.

POUCAS VAGAS

“Não temos UTIs nem leitos hospitalares suficientes para abrigar um grande número de infectados. Existe limitação de respiradores, demais equipamentos e insumos para uma explosão na demanda, por isso temos de reforçar as medidas preventivas e estender ao máximo a curva de propagação dos casos”, destacou o prefeito. O plano de contingenciamento prevê a utilização de outros espaços, como alojamentos cedidos pela igreja católica, entidades e até o ginásio de esportes, se for necessário, “mas estamos agindo com várias medidas preventivas, antes de chegarmos a esse extremo, e contamos com o apoio dos hospitais e da sociedade”, ponderou.

O maior apoio, porém, precisa vir da população. “O momento exige compreensão e atenção à prevenção, como o isolamento social – especialmente dos mais idosos –, evitar aglomerações, manter o distanciamento nas filas, limpeza das mãos, objetos pessoais e superfícies que mais tocamos e, quanto possível, o uso de equipamentos de proteção individual”, recomendou Pozzobom.

AÇÃO CONJUNTA

As autoridades locais têm trocado informações com outras cidades, como Toledo, Cianorte, Paranavaí e Campo Mourão, sobre a realidade de cada um, as medidas adotadas e efeitos sobre a população. O prefeito defendeu a união dos municípios da Amerios na adoção de ações uniformes, bem como das associações comerciais e o apoio do Ministério Público.

A Secretaria de Saúde explicou o fluxo de atendimento, com porta de entrada pelas unidades de saúde e Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia. “Estamos montando uma tenda para triagem de casos suspeitos ao lado do PA, tomando decisões com coerência e ouvindo profissionais de vários setores ligados à saúde. Umuarama tem hoje apenas 40 leitos de UTI para atender toda região, então é importante racionalizar bem os recursos disponíveis”, completou Cecília Cividini, lembrando que seis UBS da cidade foram fechadas devido à dispensa de servidores pertencentes aos grupos de risco.

Outras medidas anunciadas foram o transporte aéreo do material coletado para exames em casos suspeitos, até o Laboratório Central do Estado (Lacen), agilizando os resultados, e a instalação do Comitê de Operações Especiais do município, com atuação 24h por dia esclarecendo dúvidas da população, centralizando as informações e acompanhando os pacientes com suspeita da Covid-19 em isolamento, bem como pessoas que tiveram algum contato com eles. “Estamos seguindo as resoluções e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, quanto ao fluxo e procedimentos no atendimento, para agilizar os processos e minimizar os impactos da pandemia”, concluiu o prefeito Celso Pozzobom.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal