Umuarama, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

19/03/2020

Umuarama terá comissão para acompanhar evolução do coronavírus

Umuarama terá comissão para acompanhar evolução do coronavírus

O prefeito Celso Pozzobom recebeu representantes dos hospitais de Umuarama e da Secretaria Municipal de Saúde para uma reunião sobre a integração de ações preventivas contra a expansão do coronavírus junto à população. O encontrou resultou na formação de uma comissão que vai acompanhar diariamente a evolução do quadro, as medidas adotadas e estudar novas ações caso haja necessidade.

“Existe muita informação desencontrada, ainda, mas já temos um protocolo com critérios para atendimento. Mas falta dar conhecimento às recomendações, para definir mais claramente quando é recomendável o isolamento domiciliar e internação hospitalar de pacientes com suspeita de Covid-19”, explicou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

A comissão está sendo estruturada, ainda, mas já definiu que serão ampliadas as orientações à população – especialmente preventivas –, “porque neste momento, quando ainda não temos casos confirmados, é fundamental observar os cuidados e manter prudência, ficar em casa, evitar as aglomerações públicas”, emendou o prefeito Celso Pozzobom.

Até esta sexta-feira, 20, o prefeito encaminhará para publicação decretos com as primeiras determinações para o combate efetivo do coronavírus, porém novas ações podem ser definidas diante da evolução do quadro da doença. “Tudo vai depender de como o vírus vai afetar a população. Essa comissão vai acompanhar o agravo dia a dia, monitorar os casos suspeitos e sugerir as adequações necessárias para a eficiência das ações”, acrescentou Cecília.

Por isso é importante a participação de representantes dos hospitais. Embora o Hospital Uopeccan seja a referência para atendimento ao coronavírus, todas as casas de saúde precisam estar preparadas para o atendimento, caso haja um aumento expressivo no número de casos suspeitos. “De momento, reforçamos que a população deve permanecer em casa e lavar constantemente as mãos. Essas práticas já ajudarão na contenção”, reforçou a secretária da Saúde.

Participaram da reunião o diretor clínico Ronaldo de Souza e o diretor do Hospital Cemil, João Jorge Hellú, o presidente do Norospar/ Hospital São Paulo, Pedro Arildo Ruiz Filho, a diretora da Secretaria de Saúde, Renata Figueiredo, o diretor do Uopeccan, Wanderley Rosa, diretor do Hospital Uopeccan, e Adriana Risato Campiolo Caetano, gerente em Serviços de Saúde do Instituto Nossa Senhora Aparecida. A comissão será coordenada pela secretária Cecília Cividini.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal