Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

13/03/2020 | Concebido por Goioerê

Movimento na construção civil cresce na região Oeste do Paraná

Movimento na construção civil cresce na região Oeste do Paraná

No Brasil, a construção civil é considerada o “termômetro da economia”. São 13 milhões de pessoas trabalhando na cadeia, segundo estimativas, e quando o setor começa a ter resultados positivos é sinal de que o país está retomando o crescimento. De acordo com o Ministério da Economia, em 2019 o Brasil criou 644 mil vagas de emprego formal. Deste total, a construção civil respondeu pela geração de 71,1 mil postos.

No Paraná, os números também são positivos em comparação a 2018 e melhores ainda na região Oeste do Estado. Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), com base nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), o crescimento foi de 8% em todas as modalidades das engenharias na regional Cascavel que compreende 52 municípios, entre eles Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 foram solicitadas 8.794 ARTs de serviços relacionados ao setor da construção civil. Em 2019 esse númerofoi para 10.258, um aumento de 6,5% nos dois anos. Já nos primeiros dois meses deste ano, o número de ARTs em janeiro e fevereiro chega a 11.061 na regional, relacionados às engenharias elétrica, mecânica e civil, que estão diretamente ligadas à construção, um acréscimo de 7,3%.

O aumento da quantidade de serviços de Engenharia Civil divulgado pelo Crea-PR mostra uma projeção positiva para a modalidade em 2020, como afirma o Engenheiro Civil e Gerente Regional do Crea-PR Cascavel, Geraldo Canci. “Os dados mostram um crescimento considerável nos pedidos de ARTs nas Engenharias Civil, Mecânica e Elétrica, o que aponta uma tendência de crescimento na construção civil neste começo de ano melhor do que no ano passado, entretanto ainda não é possível prever se essa tendência vai se manter em virtude da crise mundial e da pandemia de coronavírus, que podem interferir nesses bons resultados”, observa.

Na área da engenharia elétrica os resultados de crescimento também são positivos especialmente devido à alta procura por serviços de sistemas de geração de energia fotovoltaica. “O que nós percebemos é que também houve um crescimento nesse segmento nos últimos anos e que se mantém”, explica Canci, queantevêboas perspectivas para o setor da construção civil neste ano. “Se continuar essa tendência, 2020 será de crescimento na construção civil na nossa região.”

O que é ART?

A Anotação de Responsabilidade Técnica é uma importantíssima conquista da sociedade e das profissões. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra ou serviço foi planejado e executado por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo CREA, e que cabe exclusivamente a estes a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado, sem prejuízo às responsabilidades cíveis e criminais caso ocorram.

De acordo com aLei nº 6.496/77, todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes às Engenharias, à Agronomia e às Geociências, fica sujeito a “Anotação de Responsabilidade Técnica” (ART). Os serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, por se tratarem de atividades que envolvem e impactam interesses sociais e humanos, a exemplo da saúde e segurança das pessoas e também o meio ambiente, não podem ser realizados por pessoas leigas (sem formação acadêmica na área) e é através da ART que o Crea fiscaliza e controla se as atividades que estão sendo executadas contam com a participação dos profissionais habilitados.

A ART é, então, um instrumento também de segurança, tanto para os profissionais pois ela delimita até onde vai a responsabilidade de cada profissional, com  também para o contratante (sociedade) pois comprova que seu prestador de serviço é registrado no Crea e, em caso de eventual má prestação do serviço ou descumprimento de obrigações contratuais, a ART é um documento essencial para provar e existência do contrato  e de sua abrangência, mesmo que a contratação tenha sido verbal.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Crea-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal