Umuarama, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

28/02/2020

Obra do canal aberto para eliminar erosão no bosque já foi iniciada em Umuarama

Obra do canal aberto para eliminar erosão no bosque já foi iniciada em Umuarama

A empresa contratada pelo município para implantação de um canal aberto de drenagem pluvial no interior do Bosque dos Xetá – também chamado ‘Bosque do Índio’ –, partindo do cruzamento entre as avenidas Presidente Castelo Branco e Parigot de Souza, iniciou os serviços preliminares da obra nesta semana. Com uma escavadeira hidráulica, a equipe trabalha na estabilização do solo e na abertura do espaço onde será executada a construção civil.

Com a obra, que terá o investimento de R$ 1 milhão 144 mil 818,24 com recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), o bosque terá um canal de drenagem em formato trapezoidal, edificado em concreto armado com extensão de 115,00 metros, largura variável (6,00 m na base e 8,88 m no topo) e altura de 2,50 m.

O contrato prevê ainda a execução de rede de galeria de águas pluviais com extensão de 84 m e tubo de 1,20 m de diâmetro para captação de águas pluviais na Av. Presidente Castelo Branco, próximo a Sala Até, e ligação desta rede ao canal de drenagem. “É um investimento significativo, mas muito necessário. Com esta obra, vamos recuperar uma grande extensão do bosque que estava sendo tomada por erosão, após o rompimento da antiga galeria em tubos ármicos, que se deteriorou com o tempo”, explicou o prefeito Celso Pozzobom.

A implantação do canal aberto permitirá a recomposição do solo e a recuperação ambiental do trecho afetado. Este é o primeiro passo para a revitalização do Bosque do Índio, que receberá uma nova pista de caminhada, gradil mais interno – isolando o acesso à mata –, iluminação e outros atrativos. A Sala Aré também será reconstruída com algumas melhorias.

“Para executar esse grande projeto e entregar uma nova estrutura de lazer e prática de exercícios físicos para uma vida saudável à população, é imprescindível resolver o problema da erosão, que demanda grande movimentação de terra e remoção parcial das calçadas. Só com essa questão finalizada, possibilitando também a recuperação da cobertura vegetal da área atingida pela erosão, é que conseguiremos avançar com a revitalização”, acrescentou Pozzobom.

À época da assinatura da ordem de serviço para a obra, o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, explicou que o gradil será implantado na parte interna da pista de caminhada, que margeia as avenidas Parigot de Souza e Castelo Branco. “Aquele trecho da pista será recuperado e ampliado, com um percurso completo pela parte externa da mata, urbanizada e com nova iluminação, para garantir segurança aos frequentadores”, informou.

Além da pista – que não vai mais cortar o interior do bosque –, a revitalização será estendida à Sala Aré de educação ambiental, que deve ganhar uma nova concepção arquitetônica e funcional (em fase de projeto), e à restauração das obras do artista Utrabo, que retratam um pouco da cultura do povo xetá na grande estátua do índio e nas esculturas metálicas da fonte, construída na entrada do bosque.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal