Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

21/02/2020

Autorizada ampliação da Escola Dr. Ângelo Moreira no Pq. Dom Pedro em Umuarama

Autorizada ampliação da Escola Dr. Ângelo Moreira no Pq. Dom Pedro em Umuarama

O prefeito Celso Pozzobom autorizou na quarta-feira, 19, a reforma e ampliação da Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, no Parque Dom Pedro I. A solenidade reuniu secretários municipais, vereadores, direção, professores e funcionários da escola e muitos pais de alunos. Conforme a secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, o estabelecimento e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rachel de Queiroz estão entre as unidades com maior demanda por vagas no município.

Com a construção de seis novas salas de aula, além de uma reforma estrutural completa, a Escola Dr. Ângelo Moreira da Fonseca atenderá até 240 crianças a mais, acomodando as turmas do curso pré-escolar (4 e 5 anos). “A escola terá sua capacidade de atendimento ampliada para em torno de 550 alunos”, explicou a secretária da Educação.

As crianças dessa faixa etária, residentes naquela região da cidade, são atendidas hoje pelo CMEI Rachel de Queiroz. “Com a ampliação da escola para os alunos de 4 a 5 anos, o município conseguirá abrir em torno de 80 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos no CMEI, que funciona ao lado, e assim reduziremos um pouco da demanda naquele estabelecimento, que hoje é a maior em todo o sistema”, completou Mauriza Lima.

O município investirá R$ 582 mil na obra. O dinheiro é fruto de financiamento aprovado pela Câmara de Vereadores junto à Caixa Econômica. “Essa reforma e ampliação tem participação importante dos vereadores da base, que aprovaram a adesão de Umuarama ao Finisa (Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Com isso estamos investindo R$ 10 milhões em melhorias nas unidades de ensino, depois de décadas sem obras e nem mesmo uma conservação adequada”, explicou Pozzobom.

O prefeito lembrou que a municipalização da educação infantil, em 2016, não teve um bom planejamento, por isso provocou uma série de dificuldades a partir de 2017. “As escolas não foram preparadas, muito menos o quadro funcional da Educação. As crianças não haviam sido inseridas no Censo Escolar. Aumentou-se demais as despesas sem equilibrar as fontes de recursos”, lamentou.

“Mas agora estamos com a situação regular, conseguindo aumentar o repasse do Fundeb. Com as contas em dia e o aval dos vereadores, estamos revitalizando as 24 escolas e 18 CMEIs de Umuarama”, agradeceu o prefeito Celso Pozzobom, que também verificou os aparelhos de ar-condicionado que serão instalados nas salas de aula.

A assinatura da ordem de serviço teve a presença dos vereadores Newton Soares, representante do bairro, Maria Ornelas, Toninho Comparsi e do presidente da Câmara, Noel do Pão, do vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, do presidente da associação de moradores do Dom Pedro I, José Carlos, da diretora Vera Lúcia e de representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da escola. “É um orgulho participar desta conquista, que é para toda a comunidade. Aguardamos há muito tempo essa ampliação e agora só temos a agradecer”, comentou a diretora.

Nos últimos meses, a região do Dom Pedro recebeu asfalto novo, galerias pluviais, micropavimentação, reforma do Cras, melhorias na Unidade Básica de Saúde, na quadra de areia e a revitalização do Lago Tucuruvi, entre outras obras. “O prefeito tem atendido aos nossos pedidos e com isso melhoramos a vida dos moradores”, completou o vereador Newton Soares.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal