Umuarama, sábado, 27 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

11/02/2020

Fila Única abre período para alteração das opções de CMEIs no cadastro em Umuarama

Fila Única abre período para alteração das opções de CMEIs no cadastro em Umuarama

Diante de desistências, desclassificações e do não comparecimento de alguns convocados para retirada das guias de encaminhamento, o Sistema Fila Única está com vagas disponíveis e abrirá um período para que os pais ou responsáveis por crianças que necessitam ser matriculadas na educação infantil possam fazer alterações no cadastro. Ao acessar o cadastro no sistema é possível escolher até três unidades educacionais e quem não conseguiu vaga em nenhuma delas terá agora uma ‘janela’ para optar por outras instituições.

As alterações serão aceitas entre os dias 17 a 26 de fevereiro. Os pais devem ter um cuidado especial com as informações inseridas no sistema, que deverão ser comprovadas na retirada das guias de encaminhamento, após a convocação. “Diversos cadastros foram desclassificados porque os dados não foram comprovados. Algumas pessoas informara uma renda e ao apresentar o holerite o valor era maior, por exemplo”, explicou a coordenadora de documentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Aparecida da Silva Lopes.

Por conta da existência de vagas, serão feitos novos chamamentos nas próximas semanas. Ao alterar o cadastro, o pai ou responsável deve ficar atento à informação de inexistência de vagas em determinadas unidades, que é exibida no momento da opção. A troca de opção de CMEI não é garantia de que o cadastro será contemplado, mas amplia as possibilidades diante do interesse dos responsáveis.

“É importante estar ciente de que, com a alteração de cadastro, a ordem cronológica também é atualizada – passando a valer o momento da última atualização – e esse é um dos critérios para a seleção”, acrescenta a coordenadora.

Conforme e lei 4.390/2019, a efetivação das matrículas deve obedecer à ordem de classificação dos inscritos conforme os seguintes critérios: 1º) crianças cujos pais ou responsáveis legais trabalhem; 2º) crianças atendidas por programas sociais; 3º) crianças cuja família tenha menor renda; e 4º) crianças cuja inscrição no programa tenha antecedido a dos demais (ordem cronológica). A seleção é feita automaticamente pelo sistema, conforme a pontuação obtida por cadastro.

O Sistema Fila Única é regulamentado pela lei 4271/2018, que dispõe sobre a criação do programa e das informações sobre demanda por acesso de crianças à rede municipal de ensino, com o cadastro dos requerentes às vagas ofertadas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal