Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

05/02/2020

Equipe de Umuarama conhece projetos de Toledo voltados para a juventude

Equipe de Umuarama conhece projetos de Toledo voltados para a juventude

Uma comitiva formada pelo prefeito Celso Pozzobom, secretários municipais e diretores de várias secretarias visitou a Prefeitura de Toledo, no Oeste do Estado, na última quinta-feira, 30, para conhecer projetos e programas daquela cidade, voltados ao desenvolvimento dos jovens e adolescentes. A intenção é colher subsídios para a criação da Secretaria da Juventude em Umuarama e atender cerca de 1.000 jovens com formação profissional e educacional, atividades artísticas, recreativas e prevenção em saúde.

Pozzobom pretende integrar os serviços prestados pelo Centro da Juventude e ocupar espaços como a antiga incubadora empresarial da Rua Pinguim, na Zona VI, o ginásio de esportes vizinho e estruturas próximas. O grupo foi recebido pelo secretário municipal da Juventude, Jairo Cerbarro, e pelo prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, e visitou o Centro da Juventude local, a Escola de Circo e outros projetos.

O secretário Cerbarro mostrou projetos que apresentam resultados positivos e renderam até um prêmio nacional, como o curso preparatório para o vestibular e Enem, além de cursos de oratória, atividades esportivas, de lazer e profissionalizantes, e parcerias com outras entidades que foram bastante produtivas, ao lado do diretor da Juventude, Valtair Alves de Moura.

O Centro da Juventude de Toledo atende mensalmente 190 adolescentes e jovens de 12 a 29 anos (são mais de 1.000 por ano), com oficinas musicais, de natação, artes marciais e cursos variados, como robótica em parceria com o Instituto Federal do Paraná. A secretaria oferece ainda palestras, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

“A realidade de Toledo é um pouco diferente de Umuarama, mas observamos bons projetos e podemos aproveitar várias ideias na nossa proposta de Secretaria da Juventude”, disse Pozzobom. “Queremos criar um espaço onde os jovens se sintam acolhidos, à vontade, com várias alternativas e perspectivas de futuro”, afirmou. “Precisamos dar atenção para a juventude e contribuir para a sua formação, mantendo-a afastada dos problemas e riscos que enfrentam diariamente nas ruas”, emendou.

Pozzobom viajou acompanhado das secretárias municipais da Assistência Social, Izamara Amado de Moura, da Comunicação, Letícia Macedo D’ávila Correa, da Educação, Mauriza Lima, e da Saúde, Cecília Cividini, da diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges, da coordenadora da Guarda Mirim, Annie Cristiny Lopes Araújo de Lima, e do agente de desenvolvimento Paulo Leon, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, além de outros integrantes das secretarias.

PREFEITURA

Na Prefeitura de Toledo, o prefeito Celso Pozzobom foi recebido no gabinete pelo prefeito Lúcio de Marchi e compartilharam soluções administrativas nas áreas de finanças, arrecadação, tributos, políticas públicas e gestão. “Conhecemos algumas práticas de sucesso e levamos nossa experiência ao colega prefeito, porque também temos obtido ótimos resultados na administração de Umuarama. Essa troca de aprendizado é interessante, pois podemos aproveitar ações que já deram certo em outras cidades e melhorar o atendimento à nossa população”, finalizou Pozzobom.

“Ficamos contentes em receber o prefeito e sua equipe. Colocamos a eles um pouco daquilo que estamos fazendo em relação a nossa juventude, nossas metas e conquistas ao longo dos anos. Somos o único município com dois Centros da Juventude levando a eles mais oportunidade de formação”, disse o prefeito Lucio de Marchi.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal