Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

31/01/2020

Bairro Saudável chega à região do Parque San Remo de Umuarama nesta sexta-feira

Bairro Saudável chega à região do Parque San Remo de Umuarama nesta sexta-feira

A pesagem de resíduos recolhidos no primeiro trecho do Programa Bairro Saudável 2020 mostrou que a população continua ‘guardando’ muitos materiais sem utilidade em seus quintais, aumentando o risco de proliferação do mosquito da dengue. A coleta no Conjunto Sonho Meu, lotes urbanizados e Jardim Império do Sol resultou em mais de 75 toneladas de materiais – foram 35.280 quilos na segunda e 40.650 quilos na terça-feira, nesta semana.

O volume não leva em conta, ainda, materiais colocados nas calçadas após a passagem das equipes de coleta do programa, que já haviam deixado os bairros. “Os moradores precisam ficar atentos. O carro de som avisa com antecedência e as redes sociais da Prefeitura também informam dias e bairros em que o Bairro Saudável acontece, durante a semana. Recomendamos que os resíduos sejam colocados na calçada um dia antes, porque a coleta começa bem cedinho”, alertou o secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo.

A força-tarefa conta com vários caminhões e trabalhadores de uma prestadora de serviços do município, caminhões caçamba e pá-carregadeira da Prefeitura, para o material mais pesado. O programa auxilia a população a eliminar materiais que acumulam água e possibilitem a reprodução do mosquito da dengue, zica vírus e febre chikungunya, o Aedes aegypti, como móveis velhos, máquinas de lavar, fogões, sofás, baldes e bacias, brinquedos e utensílios domésticos, entre outros.

Outro cuidado que o morador deve tomar é não descartar materiais que o Bairro Saudável não recolhe, como recicláveis da coleta seletiva – especialmente garrafas –, lixo eletrônico (televisores) e entulho de construção, além de pneus velhos. “O vidro deve ser deixado para a coleta seletiva semanal. O entulho de obra é responsabilidade do gerador e os pneus devem ser levados pelos moradores até o aterro sanitário, onde há uma área para armazenamento durante a realização do Bairro Saudável”, orientou Guimarães.

“Já o lixo eletrônico (TVs, micro-ondas, computadores, impressoras, aparelhos de som e de vídeo, celulares, tablets e outros) devem ser entregues na escola municipal do bairro, onde uma equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fara a coleta e destinação. O ponto de referência é uma tenda”, orientou a secretária municipal de comunicação, Letícia Macedo D’ávila Corrêa.

CRONOGRAMA 

O Bairro Saudável já passou pelas regiões do Sonho Meu e da UBS Vitória Régia, que compreende mais de 20 bairros. Nesta sexta-feira, 31, e também no sábado, 1º/02, as equipes passarão pelos jardins dos Pioneiros, das Paineiras, Colibri, Pradópolis, Yonezu, Bela Vista, Porto Belo, Maranata, Graciosa, Alvorada, Petrópolis, Aliança e Espanha, pelo Mutirão do Alvorada e ainda pelos parques Laranjeiras, San Gaetano, San Remo e San Remo III.

O lixo eletrônico deve ser levados até a Escola Municipal Sebastião de Mattos, na rua Anísio Francisco da Silva, 2544. Vale lembrar que a coleta começa bem cedo, portanto é recomendável juntar os resíduos com antecedência e colocar na calçada no fim da tarde do dia anterior ou bem cedinho, antes da passagem do caminhão. A coleta é feita uma única vez em cada rua.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal