Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

07/01/2020

Conta-corrente para doações ao fundo da criança e do adolescente mudou em Umuarama

Conta-corrente para doações ao fundo da criança e do adolescente mudou em Umuarama

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Umuarama alterou a conta-corrente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deve ser informada quando o contribuinte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Jurídica fizer a opção de doar parte dos tributos devidos ou outras doações.

Quem quiser contribuir para as ações sociais realizadas com recursos do fundo deve informar os dados da nova conta. O banco é a Caixa Econômica Federal, agência 0570, operação 006 e conta-corrente nº 100248-0.

O contribuinte com imposto a pagar referente ao exercício 2020 (ano-base 2019) pode direcionar parte do tributo para auxiliar a manutenção de pelo menos 20 entidades assistenciais assistidas pelo fundo. A opção pela destinação dos recursos (3% no caso de pessoa física e 1% para pessoa jurídica) pode ser feita antecipadamente ou no momento da declaração, por meio do campo ‘FIA’ (Fundo para Infância e Adolescência) no aplicativo da Receita Federal.

O percentual parece pequeno, mas se muitos contribuintes optarem pela doação é possível ajudar centenas de crianças e adolescentes atendidos pelas entidades locais. “O contribuinte pode escolher entre deixar uma parte do seu tributo aqui na cidade e acompanhar os benefícios que essa ação possibilitará, ou deixar tudo para o governo federal”, apontou a secretária municipal de Assistência Social, Izamara Amado de Moura.

A aplicação desse recursos é dirigida e fiscalizada pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, com total transparência. A entidade cadastrada faz a solicitação ao fundo e o pedido é avaliado em plenário. Havendo aprovação, o conselho encaminha a compra do produto ou contratação do serviço solicitado, por meio de tomada de preços, e só então libera os recursos.

Quem utiliza a declaração completa tem a possibilidade de doar um pouco mais do imposto devido em sua declaração. Esse contribuinte deve procurar a Secretaria Executiva dos Conselhos (ao lado do Núcleo Regional de Educação, na Avenida Castelo Branco) e doar 3% por meio de boleto bancário. Ao realizar a declaração pelo aplicativo pode destinar mais 3% ao FIA, que também direcionará o percentual às entidades do município. Informações sobre doação são protegidas por sigilo fiscal pela Receita.

Interessados podem solicitar o boleto ou maiores informações diretamente ao conselho (cmdca@umuarama.pr.gov.br) ou pelo fone (44) 3906-1092. Outra opção é um depósito identificado na conta bancária do FMDCA na Caixa Econômica. Após o depósito, o contribuinte deve levar o comprovante para a Secretaria Executiva dos Conselhos e retirar o recibo de doação, que deverá ser entregue ao contador para informação na Declaração do Imposto de Renda.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal