Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/12/2019

Casos confirmados de dengue já são 36 e região do Petrópolis é a mais crítica em Umuarama

Casos confirmados de dengue já são 36 e região do Petrópolis é a mais crítica em Umuarama

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e os serviços de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, divulgaram nesta sexta-feira, 6, novo boletim atualizando a situação da dengue em Umuarama. 

O informe técnico nº 13 eleva para 36 o número de casos confirmados da doença, aumentando o nível de alerta para a população – principalmente na região do Parque San Remo e jardins Petrópolis e Porto Belo, considerados os locais mais críticos no momento.

Os três bairros são próximas e somam juntos 10 casos positivos, que tornam a região responsável por 27,7% dos casos de dengue em Umuarama. O distrito de Serra dos Dourados, que conta com 4 casos confirmados, é outra localidade que merece atenção. Os dados estão atualizados até a última quarta-feira, 4.

Do final de julho – quando iniciou novo ano epidemiológico – até esta semana, foram notificados 183 casos suspeitos de dengue do município, dos quais 144 foram descartados e 36 foram confirmados por laudo laboratorial. Três suspeitas de dengue ainda permanecem em investigação. Não houve nenhum caso de dengue com sinais de alarme, com gravidade e nenhuma morte.

O informe aponta que houve suspeitas em 66 localidades da cidade, porém as confirmações ocorreram em 21 bairros (apenas uma aponta caso importado de dengue). Os locais com maior índice de registro são o distrito de Serra dos Dourados, Jardim Petrópolis e Parque San Remo (4 casos cada) e em 45 localidades os casos suspeitos foram descartados.

A Secretaria de Saúde reforça à população que redobre os cuidados nas localidades em que aparecem casos positivos de dengue. No último levantamento, o Índice de Infestação Predial (IIP) por larvas do mosquito da dengue em Umuarama ficou em 1,4%, o que é considerado médio risco – o ideal é abaixo de 1% –, com situação mais crítica nos bairros Jabuticabeiras, Panorama, Zona 2, Jardim União (Cohapar II), Ouro Branco e Vitória Régia, todos com infestação acima de 2% nos imóveis visitados.

Diante deste cenário, é importante que a população mantenha limpos os seus quintais e imóveis, eliminando qualquer recipiente que fique desprotegido e possa acumular água parada, como tonéis, baldes, bacias, pratinhos de plantas, potes, vidro, materiais plásticos, brinquedos e recicláveis expostos no tempo. Também é importante desobstruir as calhas, para que não retenham água da chuva.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal