Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

04/12/2019

Clube do Saber chega ao fim com resultados surpreendentes entre alunos com dificuldades

Clube do Saber chega ao fim com resultados surpreendentes entre alunos com dificuldades

A Secretaria Municipal de Educação finalizou nesta terça-feira, 3, a primeira edição do Projeto Clube do Saber com a expectativa de confirmar a ação para mais uma temporada no ano que vem, dados os ótimos resultados apresentados. 

Em uma videoconferência, a professora e coaching Angélica Domingues apresentou a melhoria no desempenho dos alunos, que participaram do projeto em contraturno escolar. Segundo ela, o Clube do Saber envolveu 4.315 pessoas de forma direta e indireta, trazendo benefícios para todos.

O Clube do Saber é um projeto da Secretaria de Educação para promover o nivelamento do conhecimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem em Português e Matemática. 

As atividades práticas foram iniciadas em 27 de maio, mas o planejamento – que envolveu diretores, coordenadores, secretários e professores – começou bem antes, com formações no Núcleo de Tecnologia Educacional do Município (NTM) e na Faculdade Alfa, parceira na iniciativa.

Os professores selecionados prepararam projetos de trabalho e receberam orientação sobre como trabalhar com os alunos com dificuldades de aprendizagem, conquistarem sua atenção e despertarem as qualidades, superando os problemas e dificuldades. Foram selecionados também 500 alunos de 3º, 4º e 5º ano em todas as escolas e o Clube do Saber funcionou no período inverso ao horário das aulas.

Presente ao encerramento, o prefeito Celso Pozzobom disse que a Educação envolve razão e emoção. "Vejo que os envolvidos se aplicaram de coração neste projeto, que fará um grande bem na vida dos alunos. Os professores visitaram outras escolas e alunos, num intercâmbio que trouxe mais conhecimentos sobre a nossa realidade educacional. O 'clube' foi tão bom que vamos apoiar a sua continuidade em 2020 e sua ampliação para outras séries", afirmou.

"É visível a evolução dos alunos que participaram, tanto na leitura quanto no raciocínio matemático", concluiu o prefeito, parabenizando toda a equipe diante de lideranças presentes como o vice-prefeito Hermes Pimentel e os vereadores Newton Soares e Júnior Ceranto.

A secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, destacou a participação da professora Angélica na elaboração e acompanhamento do projeto e parabenizou a equipe, que abraçou a causa. "Com esse apoio do prefeito, vamos tentar atender a todas as séries iniciais do Ensino Fundamental, no ano que vem.

Além disso, teremos um investimento de R$ 10 milhões da Prefeitura para reformar, ampliar e resolver os problemas estruturais das escolas e CMEIs da rede, que fará muita diferença na vida de todos", anunciou, destacando também os vários prêmios recebidos por alunos da rede municipal ao longo do ano.

Os maiores resultados do Clube do Saber, conforme a professora Angélica, foram o desenvolvimento das habilidades nos alunos com algum atraso no aprendizado. "Elas entenderam que podem aprender e passaram a se interessar mais pela leitura e pela matemática. Isso faz grande diferença na postura e na rotina dos alunos, tanto em casa quanto na escola, refletindo diretamente no convívio, no respeito ao professor, no desempenho escolar e na compreensão do mundo", apontou.

Os alunos tiveram testes bimestrais e avaliações externas. A evolução de cada um foi anotada em ficha de acompanhamento junto com a carteirinha personalizada de membro do Clube do Saber. O projeto visa também a redução da repetência escolar a partir de reforço em contraturno. Os alunos tiveram quatro horas/aulas semanais entre maio e novembro nas escolas municipais. Um vídeo com fotos e momentos do projeto finalizou o ato de encerramento.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Clube do Saber chega ao fim com resultados surpreendentes entre alunos com dificuldades
Clube do Saber chega ao fim com resultados surpreendentes entre alunos com dificuldades
Clube do Saber chega ao fim com resultados surpreendentes entre alunos com dificuldades

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal