Umuarama, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

04/12/2019

Patrulha mecanizada avança na readequação da Estrada Canelinha em Umuarama

Patrulha mecanizada avança na readequação da Estrada Canelinha em Umuarama

Com menos de 10 dias em ação, a patrulha mecanizada do Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax) já abriu uma grande frente de trabalho nas obras de readequação e cascalhamento na Estrada Canelinha. 

O serviço foi iniciado nas proximidades da subestação da Copel, no Jardim São Cristóvão, no último dia 25, e no início desta semana as máquinas já haviam preparado um trecho de dois quilômetros.

A obra está sendo realizada graças a um convênio entre a Prefeitura e o governo do Estado, que forneceu uma patrulha mecanizada com pá carregadeira, rolo compactador "pé de carneiro", trator de esteira, escavadeira hidráulica, motoniveladora, caminhões basculantes e um caminhão comboio. 

"O equipamento é administrado pelo consórcio, que recebe os planos de trabalho, e as prefeituras assumem os custos com combustível, motoristas e operadores", explicou o secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

Segundo o prefeito Celso Pozzobom, atual presidente do Cibax, em Umuarama a parceria vai revitalizar e aplicar cascalho em 33 km de estradas. "Com cerca de 600 km de estradas para cuidar, buscamos recursos, parcerias e cobramos apoio dos nossos representantes. Equipamos o pátio rodoviário com uma série de máquinas, implementos e caminhões, e agora temos essa parceria com o Cibax para atender ainda mais estradas", afirmou.

Com este esforço conjunto, já foi possível atender mais de 150 km de estradas na zona rural, com serviços de readequação, microbacias, drenagem, cascalhamento e até pavimentação. 

"Há poucas semanas a Estrada Pioneiro recebeu tratamento com Dynabase, que deixa o solo rígido e pronto para a pavimentação. Asfaltamos a Estrada Jaborandi e estamos licitando a Estrada Dias, que também será asfaltada. As estradas Cedro, Colibri e 215 foram totalmente cascalhadas", lembrou Pozzobom.

O secretário Mauro Liutti disse que o projeto de adequação e melhorias atenderá várias estradas rurais com obras de adequação, realinhamento, drenagem e cascalhamento. 

Serão beneficiadas as estradas Canelinha, Esperança, Vermelha, Amarela e Pavão, nesta sequência. "O prefeito também pretende asfaltar a Estrada Jurupoca e cascalhar todo o caminho até o distrito de Vila Nova União", completou.

Na estrada Canelinha, as máquinas do Cibax iniciaram o alargamento, construção de caixas de águas pluviais e correção das microbacias. Após os serviços estruturais será aplicado cascalho em toda a extensão e um serviço de acabamento, com rolo compactador, vai suavizar o atrito do solo com os veículos. 

"A comunidade local poderá transitar com segurança em qualquer tempo. Faça chuva ou faça sol, o deslocamento estará garantido tanto para as pessoas quanto para a produção rural", finalizou o prefeito Celso Pozzobom.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Patrulha mecanizada avança na readequação da Estrada Canelinha em Umuarama
Patrulha mecanizada avança na readequação da Estrada Canelinha em Umuarama
Patrulha mecanizada avança na readequação da Estrada Canelinha em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal