Umuarama, domingo, 09 de agosto de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

03/12/2019

6 tendências tecnológicas que vão nortear os negócios nos próximos anos

6 tendências tecnológicas que vão nortear os negócios nos próximos anos

Desde que a internet chegou para ficar, as mudanças em vários segmentos do nosso cotidiano foram muito rápidas e continuam seguindo na velocidade da luz.

Um exemplo disso são os dispositivos móveis. Quem imaginou que aquele telefone celular tijolão dos anos 90 iria evoluir para esse aparelho leve, multiuso que hoje chamamos de smartphone?

Quem imaginou também que com um smartphone em mãos poderíamos escutar música, ler os clássicos da literatura mundial e acessar a internet? Além disso, os smartphones se tornaram fundamentais para o Marketing Digital, visto que muitos consumidores efetuam compras online por meio deles.

Além disso, o próprio modo como gerenciamos um empreendimento sofreu mudanças. Se antes ter um site era apenas uma alternativa a mais para um empreendedor divulgar o seu negócio, hoje em dia um site é fundamental para a sobrevivência do negócio.

Por isso que criar um domínio e adquirir uma boa hospedagem de sites fazem parte da cartilha de um negócio bem sucedido. O domínio proporciona mais credibilidade para o empreendimento. Já a hospedagem traz benefícios como segurança e melhor desempenho para o site.

 

Se você ainda não registrou o seu recomendamos registrar seu domínio na Hostinger.

 

Hoje estamos diante da primeira geração que provavelmente nunca entrou em uma videolocadora. Da geração que tem à sua disposição o cardápio cultural oferecido pela Netflix e outros serviços de streaming. E o que será que o futuro reserva para os negócios em geral?

 

Por isso, com base no que vemos ao nosso redor em se tratando de tecnologia, é possível ter uma breve noção de como será o dia do amanhã. Fazendo essa brincadeirinha de “Nostradamus 2.0”, vamos ver algumas das tendências tecnológicas capazes de nortear os negócios.

 

1 - Vestuário inteligente

 

A união da moda com a tecnologia será capaz de proporcionar conceitos que você só via antes em filmes do James Bond.

 

Portanto, não será estranho se daqui a alguns poucos anos a gente poderá vestir peças de roupas capazes de trazer informações e conexão com a internet. Nesse caso entram aí óculos com chips, pulseiras e outros adereços de vestuário.

 

Para quem usa óculos, por exemplo, poderá ter nele recursos de realidade aumentada e realidade virtual.

 

2 - Consumo e economia colaborativa e compartilhada

 

Essa é uma tendência já visível em vários segmentos do mundo moderno, especialmente nos grandes centros urbanos. Inclusive, você provavelmente já usufrui do consumo e economia compartilhada, porém ainda não foram apresentados pessoalmente.

 

A economia colaborativa consiste basicamente em permitir o acesso a bens e serviços por meio do compartilhamento, em vez da simples compra.

 

Sendo assim, o modo como ela funciona se dá diante de trocas, aluguéis, doações, empréstimos ou outro tipo de transação semelhante.

 

O Carsharing (compartilhamento de carros) é um exemplo disso. Entre os benefícios que ele traz está o de melhorar a mobilidade urbana e ainda funcionar como uma atividade sustentável e não poluente nas cidades.

 

O coworking também é uma das características da economia colaborativa, visto que eles consistem em espaços compartilhados por empresas dos mais variados ramos de atividade.

 

Em um futuro próximo, dominado cada vez mais pela modalidade de Home Office, o coworking estará cada vez mais presente.

 

Por isso, não é por acaso que as características do consumo e da economia colaborativa sejam vistas também como uma forma de vida.

 

3 - Carros autônomos

 

Carros que não são guiados por um motorista, mas por outros recursos, tais como aplicativos e sensores, serão uma realidade em algumas cidades dentro de poucos anos.

 

Há até algumas empresas que já efetuam testes em carros que não necessitam da intervenção de um motorista. Entre elas estão a Volkswagem, a BMW, a Audi, a Tesla e o Google.

 

4 - Fontes de energia sustentável

 

Investimentos e pesquisa em energia solar, eólica e outras não poluentes cada vez mais vão se tornar comuns no futuro. Os motivos para isso são bem claros: a raça humana deve parar de sujar o próprio quintal para desacelerar a marcha para a extinção.

 

Por isso que cada vez mais as pautas envolvendo a produção e o consumo sustentável são frequentes no mundo dos negócios, tornando o uso de tecnologias ecologicamente corretas algo fundamental.

 

Além disso, os próprios consumidores já estão exigentes quanto ao comportamento das empresas quando o assunto é sustentabilidade.

 

5 – Gamificação

 

Cada vez mais os jogos digitais estarão presentes no dia a dia moderno, seja nas ações publicitárias, proporcionando mais interatividade entre marca e consumidor, seja também no treinamento dos funcionários de uma empresa.

 

Os games sairão da ala do entretenimento para assumir outras funções importantes como Educação, Negócios e até mesmo coadjuvantes em tratamentos de saúde.

 

6 - Internet das Coisas

 

Boa parte das tecnologias acima mencionadas é possível diante da internet. Porém, a tendência é ampliar a presença da web também nas casas e no meio urbano em geral. É aí que entra a Internet das Coisas.

 

Por meio de um grande fluxo e volume de dados, os eletrodomésticos de uma residência, assim como os serviços básicos de uma cidade, poderão funcionar e serem acessados via internet. Ou seja, o futuro será marcado pelas casas e pelas cidades inteligentes.

 

Conclusão

 

Nos anos recentes é nítida a velocidade das mudanças no nosso cotidiano. Hoje em dia é possível dizer que não se fazem mais telefones, computadores e TVs como antigamente. Na verdade, nem compras se fazem como antigamente.

 

Por isso, para estar melhor preparado para o futuro, é importante conhecer antecipadamente as suas tendências e ficar antenado em relação à elas.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | HOSTINGER

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal