Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

26/11/2019

Em parceria, Prefeitura e Cibax iniciam revitalização de estradas rurais

Em parceria, Prefeitura e Cibax iniciam revitalização de estradas rurais

Em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), com apoio do governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), a Prefeitura de Umuarama iniciou nesta segunda-feira, 25, obras de readequação e cascalhamento na Estrada Canelinha, partindo da subestação da Copel, nas imediações do Jardim São Cristóvão.

Por meio do convênio, o Estado forneceu uma patrulha mecanizada com pá carregadeira, rolo compactador "pé de carneiro", trator de esteira, escavadeira hidráulica, motoniveladora, caminhões basculantes e um caminhão comboio. O equipamento é administrado pelo consórcio, que acolhe os planos de trabalho, e as prefeituras ficam responsáveis pelo combustível e pagamento dos motoristas e operadores.

O prefeito Celso Pozzobom, que é o atual presidente do Cibax, lembra que a patrulha já realizou serviços em estradas rurais de Francisco Alves (cerca de 20 quilômetros) e em Iporã (18 km). Em Umuarama serão revitalizados e cascalhados 33 km de estradas. A recuperação e conservação das estradas foi uma de suas primeiras preocupações à frente da Prefeitura.

"Com cerca de 600 km de estradas para cuidar, a Prefeitura tinha apenas uma patrola rodando em 2017. Buscamos recursos, parcerias e cobramos apoio dos nossos representantes. Adquirimos quatro pás carregadeiras, quatro motoniveladoras, escavadeira hidráulica, rolo compactador, trator de esteira, vários caminhões e outros equipamentos para o pátio, que está aparelhado para atender às demandas", apontou.

Com isso, acrescenta o prefeito, "conseguimos atender bem a zona rural e já readequamos, cascalhamos e pavimentamos mais de 150 km de estradas. Além disso, quase 200 km de ruas e avenidas da cidade foram pavimentadas ou receberam recapeamento, reperfilamento asfáltico ou micropavimentação", emendou Pozzobom.

O secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, lembrou que os serviços foram discutidos com os proprietários rurais em audiência pública no Centro Cultural Vera Schubert. "O projeto de adequação e melhorias atenderá várias estradas rurais com obras de adequação, realinhamento, drenagem e cascalhamento", informou. Serão beneficiadas as estradas Canelinha, Esperança, Vermelha, Amarela e Pavão, nesta sequência.

Liutti relembrou vias rurais que servem de modelo do trabalho realizado pela Prefeitura, como a Estrada Cedro, a Colibri e a 215, totalmente cascalhadas, e a Jaborandi, pavimentada da Avenida Portugal até a estação de captação da Sanepar. "A Estrada Pioneiro também recebeu tratamento na base com Dynabase e a Estrada Dias é a próxima a ser pavimentada. Em seguida pretendemos asfaltar a Estrada Jurupoca, bem como cascalhar todo o caminho até o distrito de Vila Nova União", completou.

Nesta segunda, os proprietários rurais iniciaram a remoção de cercas de arame no trecho que será readequado, na Canelinha, e as máquinas do Cibax iniciaram o alargamento, construção de caixas de águas pluviais e correção das microbacias. Após os serviços estruturais será aplicada a camada de cascalho.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

Em parceria, Prefeitura e Cibax iniciam revitalização de estradas rurais
Em parceria, Prefeitura e Cibax iniciam revitalização de estradas rurais
Em parceria, Prefeitura e Cibax iniciam revitalização de estradas rurais
Em parceria, Prefeitura e Cibax iniciam revitalização de estradas rurais

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal