Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

23/10/2019

Projeto de lei da vereadora Ana Novais é sancionado pelo Prefeito em Umuarama

Projeto de lei da vereadora Ana Novais é sancionado pelo Prefeito em Umuarama

Já está em vigor a Lei 4.400, sancionada em 08 de outubro pelo prefeito Celso Pozzobom. O texto é oriundo de projeto tramitado e aprovado pela Câmara Municipal de Umuarama, tendo como autora a vereadora Ana Novais. Ele institui no âmbito do município a política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Dentre as atribuições determinadas na Lei, o inciso primeiro do primeiro artigo destaca a Política Municipal dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista se volta a pessoas devidamente diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, de acordo com as definições da Organização Mundial de Saúde - OMS.

Dentre as diretrizes, a Lei propõe o apoio social e psicológico às famílias de pessoas com TEA; realização campanhas de esclarecimento; a participação da comunidade na formulação de políticas públicas específicas; atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com Transtorno do Espectro Autista; o estímulo à inserção da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho.

Também está prevista a responsabilidade do Poder Público quanto à divulgação da informação pública e à conscientização sobre o tema, bem como o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com TEA, além da garantia de transporte público adequado para ao portado do transtorno.

PASSE LIVRE

Outra previsão da Lei 4.400 é o fornecimento de passe livre no transporte público para a pessoa com TEA, com direito a ocupar assentos destinados às pessoas com deficiência e, disponibilizar informação e esclarecimento sobre autismo a profissionais do transporte público do Município.

A vereadora Ana Novais destaca ainda as determinações da Lei quanto à atendimentos prioritários que devem ser dispensados aos autistas pelo Poder Público. "São árias outras atribuições que atendem e garantem a necessidade do portador da patologia", completa a vereadora. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal