Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

16/10/2019

Em ato singelo, Edson de Assis Ribeiro é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

Em ato singelo, Edson de Assis Ribeiro é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (14), em meio à sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama a solenidade de entrega de título de Cidadão Honorário de Umuarama ao engenheiro agrônomo Edson de Assis Ribeiro. O homenageado optou por uma entrega singela, sem sessão solene. Para atender a sua decisão, a Mesa Diretora optou por formalizar o ato durante a sessão ordinária, que foi suspensa por alguns minutos, quando o protocolo o Cerimonial da Casa assumiu a solenidade, conduzindo o recebimento da honraria de Ribeiro.

A concessão do título de Edson de Assis Ribeiro é antiga, de 2010, por meio do Decreto Legislativo 05/2001, oriundo de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do então vereador Valdecir Pascoal Mulato – Pai Herói. 

Ribeiro é natural de Uraí – Paraná, filho de Sebastião de Assis Ribeiro e Emiliana Gonçalves de Assis. A vinda para Umuarama se deu em Agosto de 1975, onde se casou com Sônia Elizabete de Souza Ribeiro – Psicóloga, com quem teve três filhos: André Luiz (Cirurgião dentista) – Edson Rodrigo (Engenheiro agrônomo) e Ana Emília (Publicitária). Estes lhes deram seis netos: André, Marina Lis, Maria Eliza, Ana Laura, Pedro e João Rodrigo.

Em sua trajetória profissional, cursou a Faculdade de Agronomia Luiz Meneguel, na cidade de Bandeirantes-PR – entre 1971 a 1975 - especialista em Desenvolvimento Regional pela UEM. Funcionário aposentado da Emater - atuou por 41 anos, tendo ocupado ainda o cargo de chefe da entidade de 1978 a 1991. Em 75 iniciou o trabalho de micro bacias e hidrografias do noroeste do Paraná, numa ação iniciada em Umuarama.  Mais um feito notável se deu ainda nos ano 70, em 1978, quando implantou a tecnologia de adequação de estradas rurais na região do Arenito Caiuá no ano de 1978, hoje desenvolvido em todo o Estado do Paraná e na maioria dos Estados da federação.

Por oito anos foi chefe do Núcleo da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná – Regional de Umuarama. Foi responsável pele implantação de inúmeros biodigestores rurais usando o esterco bovino da própria propriedade. Na década de 80 foi ao Chile e Argentina, onde se aprofundou no cultivo protegido, e, em Israel no ano de 1991 como aluno do curso de plasticultura.

FEIRAS LIVRES

Outro feito grandioso na carreira de Edson de Assis Ribeiro e que é uma das marcas registradas de Umuarama são as feiras livres. Foi ele que implantou em Umuarama no ano de 1981 a Feira Livre do Produtor. Também foi autor de inúmeras feiras especiais de época, as quais fizeram muito sucesso em Umuarama como a Feira do Milho, do Frango, do Ovo, Maça, Peixe Vivo, Uva, Laranja, entre outras.

VIDA RELIGIOSA

Edson de Assis Ribeiro também tem uma forte história com a fé na Capital da Amizade. Foi Ministro de Eucaristia por 14 anos na Paróquia São Francisco de Assis. Em 2011 foi ordenado Diácono pelo Bispo Dom João Mamed, exercendo até o presente momento o seu Ministério na Paróquia São Franscisco de Assis e nas comunidades rurais de Alto Alegre, Três Placas, Vista Alegre e Quintino. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Em ato singelo, Edson de Assis Ribeiro é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Em ato singelo, Edson de Assis Ribeiro é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Em ato singelo, Edson de Assis Ribeiro é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Em ato singelo, Edson de Assis Ribeiro é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal