Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

09/10/2019

Projeto de CMEI envolve famílias de alunos na luta contra dengue em Umuarama

Projeto de CMEI envolve famílias de alunos na luta contra dengue em Umuarama

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Arlete Alves dos Santos realizou, entre os dias 1º e 2 de outubro, projeto institucional com o tema "Família e CMEI em Ação: Xô, mosquito! Todos juntos no combate, fazemos a diferença!". Neste período foram promovidas ações de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus, febre amarela e chikungunya.

Com apoio da equipe de Educação em Saúde da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa)/ Vigilância Ambiental, a escola discutiu práticas e cuidados direcionadas ao controle do mosquito, junto com alunos e seus familiares, divulgando informação sobre o ciclo de reprodução e ações necessárias para evitar a proliferação.

O projeto desenvolve hábitos e práticas fundamentais como destinação correta do lixo, disposição e armazenamento de objetos a fim de evitar criadouros do mosquito e formas adequadas de higiene com o ambiente. "A temática foi trabalhada por meio de atividades lúdicas, onde nossos alunos transformarem-se em 'agentes mirins' e foram reprodutores da informação, levando as orientações recebidas ao contexto familiar", explicou a coordenadora do CMEI Maria Arlete Alves dos Santos, Patrícia de Paiva Barzon.

A conscientização sobre o mosquito com distribuição de panfletos educativos, informando sobre os tipos de doenças causadas pelo Aedes e orientações acerca das atitudes necessárias no dia a dia para o combate também foram abordados. "Nesta fase tivemos ainda atividade com vídeos educativos, roda de conversa, músicas alusivas, confecção de cartazes e painéis e teatro de fantoches (com a equipe da Vigilância Ambiental) apresentando a situação em que o mosquito transmite a doença, as consequências e os cuidados necessários", acrescentou a coordenadora.

As famílias dos alunos também foram envolvidas. O projeto englobou sequências didáticas, atividades realizadas em família e atividade de campo – passeio nas proximidades da instituição, para entrega de panfletos educativos –, culminando com a mostra dos trabalhos dos alunos e palestra para as famílias com Vigilância Ambiental, no último dia 2.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

Projeto de CMEI envolve famílias de alunos na luta contra dengue em Umuarama
Projeto de CMEI envolve famílias de alunos na luta contra dengue em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal