Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

08/10/2019

Eleitos novos conselheiros tutelares em Umuarama

Eleitos novos conselheiros tutelares em Umuarama

Os novos membros do Conselho Tutelar de Umuarama foram eleitos no último domingo, 6, em eleição que durou o dia todo no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho. Dos 48 candidatos inscritos, 46 tiveram votos válidos e os cinco mais votados ocuparão as vagas a partir de 10 de janeiro de 2020 – data marcada para a posse.

A eleição foi aberta a todos os eleitores cadastrados e aptos de Umuarama. De um total de 77.379, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, compareceram 4.636 eleitores da sede e distritos. Os conselheiros eleitos foram Daniele Pacheco Bertinotti de Alvarenga, com 355 votos; Maria da Silva Sato, com 279; Gracielle Ernesto da Costa Lira, com 251 votos; Lays Pereira Bastos Santos, com 247; e Kethyner Renata Ramos Lesse, com 210 votos.

Os suplentes mais votados foram Ana Lucia Machado de Souza (203 votos), Keyse Morgana da Silva (203), Sabrina Remor de Carvalho (197), Adriana Aparecida Rodrigues Silva (190), Adriana Jacira dos Prazeres e Rosimar José Francisco Perez (168 votos cada). Os demais que receberam votos também são considerados suplentes (pela ordem de votação).

Os eleitores foram distribuídos em 16 urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral e instaladas pelo núcleo de tecnologia de informação (NTI) da Prefeitura. A votação iniciou às 8h e foi concluída às 17h. O resultado oficial foi publicado às 19h50 no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A eleição foi organizada e conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sobre a coordenação do presidente, Uilian Drohson, e teve o apoio da Prefeitura, com a mobilização da Secretaria Municipal de Assistência Social. A movimentação foi grande e o resultado satisfatório. "Agradecemos a todos que colaboraram para que essa eleição fosse tão tranquila. A administração municipal deu todo o suporte logístico para que o pleito transcorresse da melhor forma possível e deu tudo certo", agradeceu a secretária Izamara Amado de Moura (Assistência Social).

"A eleição é democrática e importante, pois envolve o cuidado com as crianças e adolescentes. A próxima equipe de conselheiros tutelares vai trabalhar junto com a rede de segurança, ajudando a garantir os direitos das crianças. É uma porta de entrada muito importante para o primeiro acolhimento, em questões que envolvem violência, maus tratos e abusos contra os pequenos", acrescentou a secretária.

O município serviu 90 marmitas aos voluntários, que se dividiram em equipes de cozinha, limpeza, apoio, segurança e mesários, além dos fiscais. "Parabenizamos os membros do CMDCA, que durante 8 meses construíram esse processo, e à comissão eleitoral que foi firme durante tudo o período, para que a eleição fosse correta e segura. Pr fim, agradecemos imensamente a todos que participaram e se doaram, porque foi um dia inteiro de trabalho, e aos eleitores que compareceram e deram sua contribuição para que o trabalho aconteça em prol da criança e do adolescente", finalizou Izamara Moura.

AGRADECIMENTO

O presidente do CMDCA também fez seu agradecimento. "Domingo foi o grande dia. Iniciei os trabalhos dessa eleição em janeiro, mas esse é um trabalho que não se faz sozinho. Em fevereiro foi instalada a comissão eleitoral no CMDCA e desde então foram diversas fases vencidas para que a eleição acontece de forma democrática, como a formulação e publicação de editais, inscrições dos candidatos, aplicação da prova objetiva por uma banca especializada em concursos e tratativas com a Justiça Eleitoral para o fornecimento de urnas eletrônicas. 

Nesse processo tivemos o apoio de muita gente, como servidores do município, em especial da Secretaria de Assistência Social, representada pela secretária Izamara, da Justiça Eleitoral que forneceu urnas com todos os eleitores de Umuarama inseridos e nos deu o treinamento para o manuseio, do pessoal do NTI (suporte técnico), da Educação (transporte dos eleitores mais distantes) e da Secretaria de Comunicação, além de toda a mídia de Umuarama, que ajudou na divulgação. A todos vocês que participaram desse processo, como trabalhador ou eleitor, em nome do CMDCA o nosso muito obrigado", disse Uilian Drohson.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal