Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

24/09/2019 | Concebido por Toledo

Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS

Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS

Os municípios de Curitiba e Londrina sagraram-se campeões gerais do badminton na Divisão A dos Jogos da Juventude do Paraná, que neste ano chega a sua 32ª edição. Durante dois dias, a Capital do Café, Londrina, conhecida assim devido à produção do grão que foi considerada uma das maiores do mundo até 1975, foi sede da competição que definiu, no domingo (22.09), os medalhistas estaduais após 69 partidas entre 41 competidores, que passaram pelas quatro quadras montadas no Ginásio de Esportes da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal.

Donos da casa, a equipe londrinense conquistou a medalha dourada nas três categoriais: masculino simples com Willian Guimarães, dupla masculina com Willian e Otavio Gomes e na dupla mista com Willian e Natasha Cunha, o que garantiu o título geral no naipe masculino. Revelação da modalidade, Willian já coleciona diversos títulos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Ele iniciou no projeto da Ação Social São Vicente de Paulo em Toledo e atualmente integra a equipe de alto rendimento do município toledense, sendo emprestado para competir os JOJUPS por Londrina. “É uma competição bem importante, que se busca evoluir bastante. Já disputei outras duas vezes, uma fui campeão também por Londrina e outra fui vice-campeão por Toledo”, declarou o medalhista de ouro nas três categorias.

Em contrapartida, Natasha estreou nos JOJUPS, fechando sua participação com medalha de ouro na dupla mista, 7º lugar na dupla feminina e 8º lugar no simples. Com 13 anos, é considerada uma das jovens promessas do badminton de Toledo, onde reside e treina, se destacando em diversas competições que participa. “É muito bom participar deste campeonato, porque ganho experiência e bagagem de jogos, justamente por enfrentar adversários mais difíceis, o que é muito bom para meu desenvolvimento enquanto atleta. Treinar ao lado do Willian é maravilhoso, aprendo muito com ele”, frisou, contando que vai representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC).

Referência na modalidade pela experiência que conquistou tendo apenas 17 anos, Willian elogiou o desempenho da sua conterrânea, com quem formou dupla pela primeira vez. “O professor Valdecir está buscando levar a Natasha para o alto rendimento, para competir em nível nacional, pois pela idade dela está se destacando bastante. Pela primeira vez participou dos Jogos da Juventude e já está levando um ouro pra casa, jogou muito bem, eu acho que ela tem um futuro brilhante pela frente”, frisou.

Agora Willian volta às atenções para uma etapa do Campeonato Nacional de Badminton e de 11 a 20 de outubro participa dentro de casa dos Jogos Abertos do Paraná, vestindo mais uma vez a camisa de Londrina. “Essa será minha primeira participação nos Jogos Abertos, vamos ter uma equipe muito forte, além de mim, Londrina contratou a curitibana Rosalina, que tem uma experiência muito grande”, antecipou.

Convocado para disputar o Campeonato Sul-Americano de 15 a 17 de novembro em Guayaquil, no Equador, Willian disse que desta vez espera trazer a medalha de ouro no individual e o tricampeonato em dupla com o toledense Rafael Gustavo de Faria. Juntos já conquistaram para o Brasil a medalha dourada no Campeonato Pan-Americano 2018, Campeonato Sul-Americano 2016, além do 6º lugar por equipe no Campeonato Mundial do Desporto Escolar 2018. “Estou indo buscar meu ouro. Eu e o Rafael fomos duas vezes campeões sul-americanos e normalmente jogamos as finais um contra o outro, acredito que temos grandes chances de repetir isso”, expôs Willian.

Dos cinco títulos disputados, Londrina manteve três em casa, despontando entre os grandes na modalidade. “É um resultado bem acima do que esperávamos, reflexo do trabalho que foi desenvolvido junto à Fundação de Esportes, os atletas que nós trouxemos para reforçar nossa equipe e os atletas de Londrina que treinam semanalmente com nós”, pontuou o técnico Edmundo Silva Novais.

Para ele, o fator casa foi essencial para a boa desenvoltura dos jogadores. “Jogar em casa é sempre mais tranquilo, tem o apoio da torcida, dos familiares que vêm prestigiar os jogos, mas, sobretudo, a tranquilidade de estar jogando dentro de casa. Aqui estiveram as principais cidades que trabalham com o badminton dentro do Paraná e Londrina foi muito bem representada”, afirmou Novais.

Dobradinha de Toledo no pódio

Com a prata no simples feminino, simples masculino, dupla feminina e dupla mista, além do bronze no simples masculino e na dupla masculina, Toledo ficou com o vice-campeonato geral dos JOJUPS nos dois naipes. “Tanto os Jogos da Juventude como os Jogos Abertos são de estratégia, não jogamos por atletas, jogamos por equipe, então é uma equipe que depende do resultado da somatória de dupla mista, masculina e feminina e simples, nós montamos uma estratégia para chegar e levar o título nos dois naipes, porém, não fomos tão eficientes nos resultados como equipe, falhamos bastante, ao voltar para Toledo vamos avaliar melhor a participação em competições desse tipo de formato e levar a derrota como incentivo para não cometer mais esses erros”, avaliou o técnico Valdecir Anacleto Barbosa.

Toledo é considerada a 3ª melhor equipe do Brasil por ter atletas de alto rendimento jogando nas categorias principais.  Há 14 anos é desenvolvido um projeto de iniciação ao badminton na Ação Social São Vicente de Paulo, atendendo anualmente cerca de 300 crianças, entre seis e 17 anos no contraturno escolar, com coordenação e direção da irmã Luisa Medin.

Uma das revelações deste projeto é Rafael Faria, que conquistou uma medalha de prata e duas de bronze nos JOJUPS e em novembro vai disputar o Campeonato Sul-Americano. “Considero positiva minha participação, era importante ter um resultado melhor, mas estou levando três medalhas pra casa, agora vou me preparar para uma etapa do Brasileiro e para o Sul-Americano”, declarou.

Referência no feminino

Ao conquistar o 1º lugar na dupla feminina com Gabriela Ywata e Andrielly Ferreira, ouro e bronze no feminino simples com as mesmas atletas respectivamente, além da 3ª colocação na dupla mista com Roberto Inafuco e Gabriela Low, a capital paranaense comemorou o título geral no naipe feminino. “Curitiba tradicionalmente tem o feminino muito forte, estamos confirmando isso mais uma vez nesta edição dos Jogos da Juventude. Apesar de ser cada vez mais difícil, pois as outras equipes estão melhorando muito seu jogo, contudo, nossa avaliação é muito positiva, ainda estamos um pouco atrás de Toledo no masculino, apesar de já termos evoluído bastante”, analisou o treinador Vladimir Rodrigues, que atualmente preside a Federação Paranaense de Badminton.

Com polos no Clube Curitibano, Santa Mônica Clube de Campo, Associação Badminton Mercedes e no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, são atendidas regularmente em torno de 400 pessoas, a partir dos seis anos de idade.

Disputa acirrada define bronze

Em uma disputa acirrada pela medalha de bronze, a dupla feminina de Palotina, formada por Julia Berger e Julia Seehagen, venceu por 2 games a 1 as iguaçuenses Ariele Cavalheiro e Pamela Beluque, garantindo pódio na competição. “Nosso treinamento é bem diferenciado das demais equipes do Estado e com algumas dificuldades, mas essa medalha vem coroar um trabalho que já é realizado há muitos anos. Conseguimos medalhar mais uma vez batendo de frente com equipes grandes como Curitiba e Toledo, potências no Estado. Essa medalha é resultado também do esforço dessas meninas, que além de estudar algumas já trabalham e, em meio à rotina diária, conseguem arrumar um tempo para treinar, é uma de medalha que pra nós é como se fosse ouro, pela dificuldade que foi chegar até ela”, evidenciou o professor Claudinei Pachelli.

Desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Palotina, o badminton atende em média 50 pessoas, destas 16 fazem parte da equipe de rendimento e disputam competições estaduais. Os treinos acontecem para crianças a partir de seis anos até a categoria adulta.

O álbum completo de fotos da modalidade você confere no facebook dos Jogos da Juventude do Paraná.

A Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

Classificação final Geral

Feminino

1º Curitiba, com 58,5 pontos

2º Toledo, com 49 pontos

3º Londrina, com 27,5 pontos

4º Foz do Iguaçu, com 24,5 pontos

5º Maringá, com 18,5 pontos

6º Marechal Cândido Rondon, com 14 pontos

7º Palotina, com 14 pontos

8º Ponta Grossa, com 9 pontos

9º Paranavaí, não pontuou

Masculino

1º Londrina, com 51,5 pontos

2º Toledo, com 49 pontos

3º Curitiba, com 38,5 pontos

4º Foz do Iguaçu, com 20,5 pontos

5º Palotina, com 17 pontos

6º Maringá, com 12,5 pontos

7º Marechal Cândido Rondon, com 9 pontos

8º Ponta Grossa, com 7 pontos

9º Apucarana, com 7 pontos

10º Paranavaí, com 4 pontos

Classificação final Individual

Feminino

1º Gabriela de Holanda Ywata, de Curitiba, com 18 pontos.

2º Natalia Batalini de Lima, de Toledo, com 15 pontos.

3º Andrielly Luana Ferreira, de Curitiba, com 12 pontos.

4º Ana Beatriz Souza Campos, de Toledo, com 9 pontos.

5º Mellany Lopes Arndt, de Marechal Cândido Rondon, com 8 pontos.

6º Ariele Cavalheiro, de Foz do Iguaçu, com 7 pontos.

7º Ingrid Araújo de Ávila, de Londrina, com 6 pontos.

8º Natasha Costa da Cunha, de Londrina, com 5 pontos.

9º Samara de Moraes Sanches, de Maringá, com 4 pontos.

10º Gabrieli Stefaneli Soares, de Maringá, com 3 pontos.

11º Julia Luiza Berger, de Palotina, com 2 pontos.

12º Pamela Sousa Beluque, de Foz do Iguaçu, com 1 ponto.

13º Estefânia Halitski, de Ponta Grossa, não pontuou.

14º Taissa Defreyn Auler, de Marechal Cândido Rondon, não pontuou.

15º Sara Camargo Taques, de Ponta Grossa, não pontuou.

16º Julia Maria Seehagen, de Palotina, não pontuou.

17º Larissa Caroline Lessenko, de Paranavaí, não pontuou.

Masculino

1º Willian Guimarães, de Londrina, com 18 pontos.

2º Felipe Karling Camargo, de Toledo, com 15 pontos.

3º Rafael Gustavo de Faria, de Toledo, com 12 pontos.

4º Matheus Henrique Hartleben, de Marechal Cândido Rondon, com 9 pontos.

5º Daniel Henrique Berger, de Palotina, com 8 pontos.

6º Roberto Prado Inafuco, de Curitiba, com 7 pontos.

7º Leonardo dos Santos Ferreira, de Curitiba, com 6 pontos.

8º Otavio Barbosa Gomes, de Londrina, com 5 pontos.

9º Pablo Cuchani Hamasaki, de Foz do Iguaçu, com 4 pontos.

10º Carlos Eduardo Almeida Dal Bem, de Maringá, com 3 pontos.

11º Vittor Maciel de Freitas, de Ponta Grossa, com 2 pontos.

12º Wallace Franca dos Santos, com 1 ponto.

13º Gabriel Maciel de Oliveira, de Maringá, não pontuou.

14º Gabriel Hiudy Sasaki, de Apucarana, não pontuou.

15º Andre Brito dos Santos, de Apucarana, não pontuou.

16º João Vitor Teixeira de Souza, de Paranavaí, não pontuou.

17º Diego Rios Aguilera, de Foz do Iguaçu, não pontuou.

18º Felipe Navarro da Cruz, de Paranavaí, não pontuou.

19º Jackson Guilherme Biaco, de Ponta Grossa, não pontuou.

Classificação final Duplas Femininas

1º Andrielly Luana Ferreira e Gabriela de Holanda Ywata, de Curitiba, com 18 pontos.

2º Ana Beatriz Souza Campos e Natalia Batalini de Lima, com 15 pontos.

3º Julia Luiza Berger e Julia Maria Seehagen, de Palotina, com 12 pontos.

4º Ariele Cavalheiro e Pamela Sousa Beluque, de Foz do Iguaçu, com 9 pontos.

5º Gabrieli Stefaneli Soares e Samara de Moraes Sanches, de Maringá, com 8 pontos.

6º Estefânia Halitski e Sara Camargo Taques, de Ponta Grossa, com 7 pontos.

7º Ingrid Araújo de Ávila e Natasha Costa da Cunha, com 6 pontos.

8º Mellany Lopes Arndt e Taissa Defrayn Auler, de Marechal Cândido Rondon, 5 pontos.

Classificação final Duplas Masculinas

1º Otavio Barbosa Gomes e Willian Guimarães, de Londrina, com 18 pontos.

2º João Wu e Roberto Prado Inafuco, de Curitiba, com 15 pontos.

3º Felipe Karling Camargo e Rafael Gustavo de Faria, de Toledo, com 12 pontos.

4º Diego Rios Aguilera e Pablo Cuchani Hamasaki, de Foz do Iguaçu, com 9 pontos.

5º Daniel Henrique Berger e Wallace Franca dos Santos, de Palotina, com 8 pontos.

6º André Brito dos Santos e Gabriel Hiudy Sasaki, de Apucarana, com 7 pontos.

7º Carlos Eduardo Almeida Dal Bem e Gabriel Maciel de Oliveira, de Maringá, com 6 pontos.

8º Jackson Guilherme Biaco e Vittor Maciel de Freitas, de Ponta Grossa, com 5 pontos.

9º Felipe Navarro da Cruz e João Vitor Teixeira de Souza, de Paranavaí, com 4 pontos.

Classificação final Duplas Mistas

1º Willian Guimarães e Natasha Costa da Cunha, de Londrina, com 18 pontos.

2º Rafael Gustavo de Faria e Natalia Batalini de Lima, com 15 pontos.

3º Roberto Prado Inafuco e Gabriela Bernardino Low, de Curitiba, com 12 pontos.

4º Leonardo dos Santos Ferreira e Gabriela de Holanda Ywata, de Curitiba, com 9 pontos.

5º Diego Rios Aguilera e Ariele Cavalheiro, de Foz do Iguaçu, com 8 pontos.

6º Pablo Cuchani Hamasaki e Pamela Sousa Beluque, de Foz do Iguaçu, com 7 pontos.

7º Carlos Eduardo Almeida Dal Bem e Samara de Moraes Sanches, de Maringá, com 6 pontos.

8º Felipe Karling Camargo e Ana Beatriz Souza Campos, de Toledo, com 5 pontos.

9º Vittor Maciel de Freitas e Estafânia Halitski, de Ponta Grossa,com 4 pontos.

10º Gustavo Gabriel de Macedo e Ingrid Araújo de Ávila, de Londrina, com 3 pontos.

11º Matheus Henrique Hartleben e Mellany Lopes Arndt, de Marechal Cândido Rondon, com 2 pontos.

12º Gabriel Maciel de Oliveira e Gabrieli Stefaneli Soares, com 1 ponto.

13º João Vitor Teixeira de Souza e Larissa Caroline Lessenko, de Paranavaí, não pontuaram.

14º Daniel Henrique Berger e Julia Luiza Berger, de Palotina, não pontuaram.

15º Jackson Guilherme Biaco e Sara Camargo Taques, de Ponta Grossa, não pontuaram.

16º Wallace Franca dos Santos e Julia Maria Seehagen, de Palotina, não pontuaram.

 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal