Umuarama, segunda-feira, 18 de novembro de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

15/09/2019

Infestação do mosquito da dengue cai para 0,5% em Umuarama

Infestação do mosquito da dengue cai para 0,5% em Umuarama

O árduo trabalho das equipes de combate a endemias e educação em saúde, aliado à estiagem dos últimos meses, resultou em um baixo índice de infestação predial por larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya em Umuarama. Levantamento de Índice Rápido (Liraa) divulgado nesta semana apontou que foram encontradas larvas em 0,5% dos imóveis, visitados entre os dias 9 a 12 deste mês.

Esta foi a quinta sondagem realizada no ano e a que apresentou o menor índice, dentro do limite considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1% (baixo risco). Infestação de até 3,9% é considerada de médio risco e superior a 4% alto risco.

Das 18 unidades básicas de saúde de Umuarama, 10 registraram índice zero de mosquito da dengue e apenas cinco ficaram acima de 1% – Jabuticabeiras (1,6%), 26 de Junho (1,4%), São Cristóvão e San Remo (1,3%) e Cidade Alta (1,2%). Primeiro de Maio (0,9%), Centro de Saúde Escola (0,8%) e Panorama (0,7%) fecham a lista.

A cidade também é dividida em 62 bairros e localidades, para um acompanhamento mais detalhado da situação. Em 52 desses bairros o índice foi zero (os agentes de combate a endemias não encontraram larvas do mosquito nas residências visitadas). Nos 10 locais que houve achados, o índice ficou entre 1,5% (Jd. Ecoville) e 4,2% (na região do Lar Rotary).

Figuram nesta listagem o Jardim Petrópolis (3,2%), região da Escola Vinícius de Morais (3%), Jardim Canadá (2,8%), Pq. Dom Pedro (2,2), Jardim Nova América e Pq. Dom Bosco (2,1%), Pq. Metropolitano (1,8%) e Pq. Primeiro de Maio (1,6%).

A Secretaria Municipal de Saúde avalia como positivo esse resultado, porém alerta para que a população não relaxe nos cuidados. "A chuva vai voltar em breve e as temperaturas estão elevadas, cenário ideal para a reprodução do mosquito. Por isso, é importante que mantenhamos os cuidados com nossos quintais, água dos animais, pratinhos de plantas, tonéis, baldes e materiais recicláveis, além de vistoriar frequentemente as calhas. Tudo que possa acumular água deve estar coberto, protegido da chuva", alertou a secretária Cecília Cividini.

Além da ação dos agentes, o trabalho contra a dengue em Umuarama envolve a educação em saúde nas escolas, com teatro de fantoches, palestras e ações práticas, como vistorias nos pátios, a "paradinha" da dengue nos semáforos, distribuição de material impresso de orientação e um intenso trabalho de coleta seletiva de resíduos, além de ações integrando vários parceiros e do auxílio da sociedade civil organizada, instituições de ensino e do comitê de combate à dengue, entre outros.

Nos próximos dias haverá ações educativas no CMEI do Pq. Dom Bosco (teatro de fantoches dia 16, às 15h), Paradinha da Dengue no semáforo da Av. Paraná com Ney Braga (dia 17, das 13h30 às 16h30), Projeto Escola em Ação no Colégio Estadual Monteiro Lobato (dia 18, às 15h50) e capacitação e palestra sobre a dengue no dia 20h, na Aciu (13h30) e no IFPR (19h).

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 01 (Um) ingresso para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

Infestação do mosquito da dengue cai para 0,5% em Umuarama
Infestação do mosquito da dengue cai para 0,5% em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal