Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/09/2019

Fila Única em Umuarama terá novos critérios para seleção de candidatos às vagas

Fila Única em Umuarama terá novos critérios para seleção de candidatos às vagas

Após uma série de reuniões com a rede de proteção, bem como a realização de audiência pública em julho deste ano, no Centro Cultural Vera Schubert, com o objetivo de atender melhor ao público que aguarda vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o Programa Fila Única, da Secretaria Municipal de Educação, foi adequado pela Lei Municipal nº 4.390/2019.

As propostas de mudança do programa foram avaliadas pela Câmara Municipal e, com o aval dos vereadores, incorporadas à Lei Municipal aprovada em 02/09 e publicada em 10/09 no diário oficial do município. Com a legislação, os novos cadastros serão válidos somente mediante o novo formato e os antigos terão validade por mais seis meses a partir da data de publicação, nos critérios anteriores.

Como o sistema atual não atende aos novos requisitos, a Secretaria de Educação solicitou que a empresa responsável pelo serviço – a Trend Soft – o tirasse do ar. A Prefeitura tem o prazo de 30 dias para regulamentar a lei e, a partir dai, iniciar o recebimento dos novos cadastros.

A coordenadora técnica e pedagógica de Documentação Escolar, Viviane da Silva Lopes, explica que algumas das alterações no programa foram a indicação dos pais pelas unidades educacionais em que possuem interesse e a inclusão de critérios de prioridade para a classificação dos candidatos.

Conforme a lei, a ordem dos critérios de seleção serão as seguintes: 1) crianças cujos pais ou responsáveis legais trabalhem; 2) Crianças atendidas por programas sociais; 3) Crianças cuja família tenha menor renda; e 4) Crianças cuja inscrição no programa tenha antecedido a dos demais (ordem cronológica).

"As inscrições efetivadas antes da entrada em vigor da nova lei permanecerão válidas e concorrendo de acordo com a legislação anterior, pelo prazo de seis meses contados da publicação da nova lei. Após esse prazo, caso o candidato não tenha sido convocado a assumir vaga, o cadastro perderá a validade e a criança deverá ser novamente cadastrada por iniciativa do pai ou responsável", explica Viviane.

A falta de vagas para atender a todos gera fila de espera no programa, devido ao crescimento populacional e à migração da rede privada para os CMEIs do município, além do modelo com que foi implantada a municipalização da educação infantil.

A Secretaria Municipal de Educação informa que, até o momento, foram convocadas 1.204 crianças, das quais apenas 850 aceitaram as vagas. Do total de convocados, 366 abdicaram das vagas e 336 simplesmente não compareceram para retirar a guia de encaminhamento paras as matrículas.

Mais informações podem ser solicitadas à Secretaria Municipal de Educação, que atende no Paço Municipal das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal