Umuarama, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/09/2019

Encontro debate a regionalização do turismo e apresenta relatório estratégico em Umuarama

Encontro debate a regionalização do turismo e apresenta relatório estratégico em Umuarama

Lideranças e empresários do setor de turismo da cidade e região conheceram nesta quinta-feira, 5, em Umuarama, o Relatório Estratégico de Consultoria para o Desenvolvimento dos Destinos Turísticos do Noroeste do Paraná, com o especialista em Turismo e consultor do Sebrae Rogério Borges Schwanck, de Assunção (Paraguai). Ele foi o responsável pelo planejamento estratégico e desenvolvimento do turismo na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional.

A apresentação do relatório foi feita em parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura e o Sebrae. Na parte da manhã, o bate papo foi os gestores de turismo e lideranças de Umuarama e demais municípios da região, e à tarde as informações e próximos passos da estratégia para alavancar o turismo regional foram repassadas aos empresários do trade turístico da Capital da Amizade e região.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, e o chefe de Divisão de Turismo da Prefeitura, Anderson de Freitas, recepcionaram o consultor Rogério Schwanck e os participantes. "O turismo é a indústria mais limpa que existe e uma das mais rentáveis. Mas para desenvolvê-la, precisamos conhecer todo o nosso potencial, os atrativos naturais e serviços de excelência que dispomos, e concentrar os esforços para promover a região, como um todo. Juntando os municípios temos muito mais atrativos e um acaba ajudando o outro a se desenvolver", disse.

Segundo o secretário é necessário melhorar constantemente a qualidade dos serviços prestados, como hospedagem, alimentação, transporte e opções de lazer, entre outros, trabalhando cada segmento de forma organizada, com pesquisa, qualificação e treinamentos. Rogério Schwanck visitou a região, há algumas semanas, e conheceu o Aeroporto Orlando de Carvalho, o Centro de Eventos, equipamentos e espaços públicos locais, além dos atrativos da região.

O resultado desse estudo foi apresentado no encontro, com a proposta de consultorias do Sebrae para a formatação e qualificação dos destinos turísticos. "Umuarama dispõe de vias públicas atraentes, praças, lagos, bosques e grandes obras em andamento, teatros, hospitais e universidades, além de um comércio forte e uma diversidade de estabelecimentos gastronômicos e hotéis, entre outros" acrescentou Schwanck.

Já a região oferece pesca e lazer nos portos do Rio Paraná, o Parque Nacional de Ilha Grande, um projeto exemplar de sustentabilidade ambiental em Itaquiraí-MS, o Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, a Reserva Biológica das Perobas, a réplica da Torre Eiffel, o Salto Paiquerê no rio Goioerê e a região dos Apertados, no Rio Piquiri, entre outros atrativos.

"O turista precisa conhecer tudo que a região oferece para estender o passeio quando visitar o Noroeste, seja para tratamento médico, estudo, eventos ou outras atividades", acrescentou Anderson de Freitas. É justamente nessa divulgação sistematizada que o relatório de consultoria para os destinos turísticos do Noroeste pode auxiliar, finalizou o secretário Douglas Bácaro.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal