Umuarama, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

24/08/2019

Secretaria de Saúde de Umuarama ofereceu testes rápidos para artistas do Circo dos Sonhos

Secretaria de Saúde de Umuarama ofereceu testes rápidos para artistas do Circo dos Sonhos

Depois de levar muita alegria às crianças de escolas de Perobal, em uma sessão especial na manhã da última sexta-feira, 23, funcionários e artistas do Circo dos Sonhos tiveram uma atividade diferente, voltada à saúde. O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde ofereceu testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de um bate papo com orientações sobre formas de contágio das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e saúde preventiva.

A conversa foi com a psicóloga Lucinéia Ceolin. A equipe do ambulatório, sob a coordenação da assistente social Maria de Lourdes Gianini, conscientizou os artistas sobre cuidados que precisam ser tomados para evitar o contato com essas doenças, bem como a importância de saber se alguém está infectado – para evitar a transmissão – e os resultados positivos do tratamento, que garantem uma boa qualidade de vida quando iniciado de forma precoce.

"O importante é saber, por isso o teste rápido serve para identificar se alguém está infectado. Caso o resultado seja positivo para alguma dessas doenças, a pessoa é orientada e realizará outros exames em laboratórios de referência para confirmar ou descartar o caso, e também definir o melhor tipo de tratamento", apontou Maria de Lourdes.

Os artistas circenses levam uma vida nômade, viajando por todo o país, e têm contato com muitas pessoas, com públicos de todos os grupos sociais. "Por isso, é fundamental conhecer as formas de contágio das doenças e minimizar os riscos. Hoje sabemos que até através do esmalte é possível contrair uma hepatite", acrescentou a coordenadora.

Nesta semana, em alusão ao Agosto Azul – mês dedicado à saúde do homem – o Ambulatório de Infectologia realizou testes rápidos e conscientização em vários locais e ocasiões. Na segunda-feira, 19, a equipe esteve na 7ª Subdivisão Policial, visando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre os detentos. Nesta terça-feira, 20, as equipes atuaram em parceria com Sesc/Umuarama, realizando testagem rápida, exames de colesterol e glicemia, para a população em geral.

As ações do ambulatório iniciaram no dia 7, com testes rápidos para pessoas acompanhadas pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) para tratamento de dependência química (álcool e outras drogas), no SESC/Umuarama. No último dia 14 foi a vez dos policiais no 25º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) ingressos na "Área Itaipava" para o show deste dia 30 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a dois ingressos para o Show do Eduardo Costa".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal