Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

07/08/2019 | Concebido por Goioerê

Guia do sono: 12 dicas para dormir melhor

Guia do sono: 12 dicas para dormir melhor

Nada mais revigorante que uma boa noite de sono. Se você já se perguntou com o que a felicidade realmente se parece, ela é como se jogar na cama depois de um longo dia e se desligar. 

Por mais que seja ótimo e importante, o sono também é um luxo, e a maioria das pessoas quer mais e mais dele. E claro, sempre queremos aproveitar ao máximo as oito horas (ou seja lá quantas forem) e acordar bem. Se seus problemas com sono afetam sua rotina, esse guia certamente não será suficiente para você, então procure um especialista.

Então, aqui estão elas: dicas para maximizar e realçar a sua experiência ao dormir.

1 - Não fuja das tarefas domésticas

Arrume sua cama diariamente - e troque os lençóis com frequência. Sua noite de sono ficará melhor com uma cama arrumada e limpinha. Ao fazer a cama, você fica menos inclinado a voltar a dormir.

2 - Tome vitaminas pela manhã

Certos tipos, como a B12, podem causar sonhos vívidos, o que pode te fazer acordar. Outras pílulas que devem ser tomadas pela manhã incluem analgésicos, que podem conter cafeína, e alguns anticoncepcionais, que podem alterar os padrões de sono.

3 - Abandone o cafézinho da tarde

Mesmo se você jurar que pode cochilar depois de um café com leite, você está colocando em risco o sono realmente reparador. Fuja também de lanches com cafeína, chá ou chocolate amargo depois das 14h. Se precisar dar um gás no fim do dia, faça uma caminhada de dez minutos ou coma um lanchinho com proteína, como um iogurte.

4 - Evite sonecas

E resista ao impulso de continuar na cama depois de ouvir o despertador. “Quanto mais você ficar sem dormir, melhores as chances de cair no sono”, afirma Jason Ong, professor de ciências comportamentais na Universidade Rush, de Chicago (Estados Unidos).

5 - Deixe o celular de lado

Vale também para tablets e laptops. Usar esse tipo de gadget ao lado da cama faz com que seja mais difícil se desligar do que aconteceu no dia e mergulhar no sono. “Qualquer tentação que estimule o cérebro fará com que ele pense que precisa estar acordado”, explicou Ong ao Financial Times. O seu quarto é sagrado e qualquer coisa, de assistir TV a pagar contas, deve ser feito fora dele, exceto pelo sono - e pelo sexo.

6 - Permita-se deixar para lá

Ligado demais para dormir? Escreva uma lista do que você tem que fazer e de seja lá o que for que estiver te estressando, e deixe de lado. Uma das melhores maneiras de deixar sua mente livre de pensamentos demais é meditar. Não é tão complicado e pode te ajudar se você não gostar muito da ideia de escrever. Tem até aplicativos que podem te guiar.

7 - Conheça seu novo braço-direito

Protetores de ouvido: qualquer barulho pode prejudicar seu sono, mesmo se você conseguir abstrair. Um jornal da Current Biology de 2010 explica que o tálamo produz fusos do sono para promovê-lo em ambientes com ruído. Algumas pessoas produzem mais fusos naturalmente, mas mais pesquisas são necessárias para determinar como quem não faz parte desse grupo pode aumentar sua produção.

8 - Diminua as luzes pelo menos uma hora antes de se deitar

Um quarto iluminado pode bloquear a produção de melatonina, o hormônio que traz sonolência, e te deixar mais alerta. Quando estiver pronto para ir dormir, mantenha o quarto completamente escuro. Se não puder deixar seu celular de lado, reduza a exposição de luz azulada.

9 - Evite medicamentos para dormir sem receita médica

Eles frequentemente contêm difenidramina, um composto para alergia que vai deixá-lo sonolento, mas que não promove o sono profundo. Além disso, você vai acordar grogue e com a boca seca.

10 - Yoga, por que não?

A yoga pode acalmar sistemas nervoso excessivamente ligados. Quando os pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard prescreveram meia hora da prática aos insones antes de dormir por oito semanas, os participantes passaram de 6,25 horas para 7,3 horas de sono de qualidade.

11 - Atenção à temperatura do quarto

Especialistas de sono sugerem que temperaturas ideais para dormir bem variam entre 16 e 20º C. No Brasil, o clima é outro, mas tente evitar o uso de ar condicionado e garantir uma boa ventilação no local.

12 - Cheirinho bom

Um quarto cheiroso é sempre bom, mas apresenta benefícios reais para seu sono. Aromas como lavanda e camomila realmente podem relaxar seu corpo na hora de ir para a cama, então abuse das velas e óleos.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MARIE CLAIRE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal