Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

05/08/2019 | Concebido por Goioerê

Jovens Promessas conquistam título da luta estilo livre nos JEPS

Jovens Promessas conquistam título da luta estilo livre nos JEPS

Quarenta e cinco atletas disputaram a medalha de ouro da luta estilo livre na fase final do 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS), realizada no sábado, 03, tendo como local o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. 

Destes, 12 sagraram-se campeões, seis na categoria 12 a 14 anos e outros seis na categoria 15 a 17 anos, carimbando o passaporte para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontece entre os dias 16 a 30 novembro, na cidade catarinense de Blumenau.

Medalhista de prata em 2018, o garoto prodígio Vitor Augusto Bispo dos Santos, do Colégio Sesi Boqueirão, de Curitiba, ficou em 1º lugar na categoria 15 a 17 anos peso pesado (-85kg). 

Este título soma-se ao bom momento que o atleta vive, tendo neste ano já conquistado bronze na luta estilo livre do Campeonato Brasileiro Sub-17, além do ouro no Campeonato Brasileiro Sub-17, prata no Campeonato Brasileiro Sub-20 e 5º lugar nos Jogos Pan-Americanos, todos na luta greco-romana (-82kg). 

“Acho que ter perdido ano passado foi o que fez eu ganhar nesse ano. A disciplina que criei em cima disso, de ficar bravo comigo mesmo porque tinha perdido, acabou que comecei a treinar mais, acordar mais cedo, antes de ir para a escola eu ia correr, passei a treinar mais para tentar ganhar a medalha que eu não tido conseguido no ano passado. 

Em um ano teve essa mudança drástica de nível técnico na luta, estou mais focado e melhor preparado para lutar, ainda não no nível que eu quero, pretendo antes da transição de categoria, ou seja, dos 20 anos, conseguir pelo menos uma medalha pan-americana”, expôs Bispo, que  representará o Paraná na etapa nacional em sua última participação na competição, uma vez que completou 17 anos, idade limite para disputar os JEPS.

A jovem promessa Kamily Vitória de Lima Cunha, do Colégio Estadual Doutora Zilda Arns Neumann, de São José dos Pinhais, faturou a medalha de ouro da categoria 12 a 14 anos peso pena (30 a 40kg), garantindo a classificação à etapa nacional. 

“Ano passado fiquei em 3º lugar, já esse ano consegui me preparar melhor, aprendi algumas técnicas, estou mais avançada em relação a minha primeira participação. Fiquei muito feliz em ter conquistado vitória em todas as minhas lutas, conquistando o título e a vaga para os Jogos da Juventude”, ressaltou Kamily, atual campeã brasileira peso pena (-39kg).

Acompanhando de perto a atuação da filha, Marilza de Lima comemorou muito a conquista de Kamily. “Procuro sempre que posso acompanhar ela, dar apoio, incentivo nos treinos, ela treina todos os dias, eu sempre falo filha é uma competição, nem sempre você vai ganhar, mas você está indo para vencer. Eu me sinto a mãe mais orgulhosa do mundo”, disse, sorridente.

Conforme o professor Rafael Augusto Daniel, o esporte está em ascensão no país, no entanto, ainda há poucos campeonatos. “Então quando temos essa oportunidade de trazer eles para participar de um evento a gente fica muito feliz, porque conseguimos realizar na competição o que a gente vem trabalhando no nosso município.

Agora, para a etapa nacional, vamos intensificar os treinamentos visando atingir um bom resultado”, enfatizou Rafael, que também celebrou a medalha dourada na categoria 15 a 17 anos peso pesado (65 a 70kg) com Emanuele da Rosa, do Colégio Sesi Afonso Pena, de São José dos Pinhais, e do peso leve (46 a 64 kg) com o curitibano Willian Silva Rubik, do Colégio Estadual Professora Hildegard Söndah.

Estreantes na competição, as atletas da Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri, Maria Clara Scarante e Shaila Beatriz dos Santos sagraram-se campeãs na luta estilo livre, assegurando a classificação para os Jogos Escolares da Juventude.

Campeã do peso médio sem perder uma luta, Maria comemorou muito sua primeira medalha na maior competição escolar do país. Tida como uma jovem promessa, a atleta com apenas 12 anos já coleciona 18 medalhas em competições regionais, estaduais e nacionais de jiu-jitsu, além do 3º lugar no Campeonato Mundial. 

Estreante na luta olímpica, ela fala do quanto o jiu-jitsu agregou na sua performance. “É mais uma conquista e essa é ainda mais especial por ser a primeira vez que estou competindo nos JEPS. Tudo que aprendi no jiu-jitsu trouxe para a luta olímpica, apesar de diferentes, algumas técnicas são possíveis aplicar na luta estilo livre. Estou realizada, orgulhosa e muito feliz por ter conseguido desempenhar o meu melhor”, enalteceu.

Com quatro medalhas em campeonatos regionais de jiu-jitsu, Shaila levou seu aprendizado e disciplina para a modalidade, obtendo vitória em todas as lutas disputadas na categoria peso pesado. “Estou muito feliz, não esperava conseguir esse resultado. Estou orgulhosa por tudo que fiz”, frisou.

Orgulhosa do feito das alunas, a professora Katia Regina Cosno ressaltou o quanto é representativa essa conquista para o educandário. “Sempre acreditei nelas, no potencial que cada uma tem. Ficar com o título nas categorias em que disputaram nos deixa muito felizes, ainda mais por essa ser a primeira vez que estão competindo. 

O que elas têm é o conhecimento teórico, treino teve apenas de queda, inspirado no jiu-jitsu, modalidade que elas se destacam, então estou muito satisfeita pelo resultado alcançado”, destacou, acrescentando: “Na escola oportunizamos aos alunos a participação em várias modalidades e já começamos a revelar alguns talentos, a exemplo da Maria e da Shaila. 

Para isso, contamos com o apoio do diretor Valdeci Morotti, incentivador do esporte como uma ferramenta educacional. Firmamos uma parceria com os professores Francisco Frizon e Sandro Mendonça para que as alunas possam treinar luta olímpica”, declarou Katia.

A competição segue neste domingo, 04, a partir das 09h, com a luta greco-romana, que envolve atletas apenas do naipe masculino. Acompanhe informações diárias sobre a competição pela fanpage www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e contam com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do município de Foz do Iguaçu.

Confira abaixo a classificação final da luta estilo livre:

Categoria 15 a 17 anos

Feminino

Peso Leve (43 a 49 Kg)

1° Vitoria Ketyn Dala Corte, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

2° Fernanda dos Santos Rocha, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais.

3° Caroline de Souza Teixeira, da Escola Estadual Attílio Codato, de Cambé.

Peso Médio (52 a 60 Kg)

1° Taynara Beatriz de Oliveira dos Santos, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

2° Hingrid Mariano de Paula, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais.

3° Sara Silverio Lopes, do 2° Colégio da Polícia Militar, de Londrina.

4° Kauany Lopes da Silva, da Escola Estadual Valdir Umberto Azevedo, de Cambé.

Peso Pesado (65 a 70 Kg)

1° Emanuele da Rosa, do Colégio Sesi Afonso Pena, de São José dos Pinhais.

Masculino

Peso Leve (46 a 54 Kg)

1° Willian Silva Rubik, do Colégio Estadual Professora Hildegard Söndahl, de Curitiba.

2° Renan Kaiky Luz da Rosa,do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro de Lucas, de São José dos Pinhais.

3° Mauricio Ivan dos Santos, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

4° Gabriel Francisco Maldonado Souza, da Escola Estadual Érico Verissimo, de Cambé.

5° Felipe Boing, da Escola Estadual Valdir Umberto Azevedo, de Cambé.

Peso Médio (58 a 69 Kg)

1° Guilherme Giacobo Ferreira, do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, de Francisco Beltrão.

2° Marcelo Eduardo Campos dos Santos, do Colégio Estadual Afonso Pena, de São José dos Pinhais.

3° Fernando de Faveri Gomes, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

3° Vitor Urias Macedo, da Escola Estadual Valdir Umberto Azevedo, de Cambé.

5° João Vitor Ferreira, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais.

Peso Pesado (76 a 85 Kg)

1° Vitor Augusto Bispo dos Santos, do Colégio Sesi Boqueirão, de Curitiba.

2° Caio Soares de Sema, do Colégio Sesi, de Londrina.

3° Isac Costa Duarte, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

3° Alessandro Spohr de Oliveira, do Colégio Estadual Zewe Coimbra, de Santa Terezinha de Itaipu.

5° Luca Perosa Tesser, do Colégio Sesi, de Francisco Beltrão. 

5° Mateus Santos de Oliveira, do Colégio Estadual Silveira da Motta, de São José dos Pinhais.

Categoria 12 a 14 anos

Feminino

Peso Leve (30 a 40 Kg)

1° Kamily Vitória de Lima Cunha, do Colégio Estadual Doutora Zilda Arns Neumann, de São José dos Pinhais.

2° Tainara Mallmann de Oliveira, do Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra, de Santa Terezinha de Itaipu.

3° Angelica Farrapo Carniel, do Colégio Estadual Arcanjo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu.

Peso Médio (44 a 52 Kg)

1° Maria Clara Scarante, da Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri.

2° Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, da Escola Estadual Attílio Codato, de Cambé.

3° Larissa Patriely da Silva Alves, do Colégio Estadual Doutora Zilda Arns Neumann, de São José dos Pinhais.

4° Heloisa Procencio Moreira, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

5° Kauany Gabrielli Martins, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

Peso Pesado (57 a 62 Kg)

1° Shaila Beatriz dos Santos Magalhães, da Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri.

2° Amanda Plaisant, da Escola Estadual Godofredo Machado, de São José dos Pinhais.

3° Beatriz Santos Conceição, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

Masculino

Peso Leve (38 a 47 Kg)

1° Fabricio Matheus da Silva Neves, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

2° Israel Marques, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

Peso Médio (53 a 59 Kg)

1° Ramon Giacobo Ferreira, do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplcy, de Francisco Beltrão.

2° Andrey Julian Campos dos Santos, do Colégio Estadual Afonso Pena, de São José dos Pinhais.

3° Rodrigo Vinicius Costa de Souza, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

3° Junior Osvaldo dos Santos, da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Cambé.

5° Evandro Nicolau Zanelli, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé.

5° Kauê Henrique Picolotto Zuze, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

Peso Pesado (66 a 73 Kg)

1° Wesley Breve Batista, da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Cambé.

2° Gustavo Roque Esteven Moises, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE ESPORTE E TURISMO DO PARANÀ

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal