Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

23/07/2019

Candidatos para o Jovem Aprendiz deve dirigir-se à Agência do Trabalhador de Umuarama

Candidatos para o Jovem Aprendiz deve dirigir-se à Agência do Trabalhador de Umuarama

O Jovem Aprendiz é um programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas sob a orientação de entidades qualificadas nesse tipo de formação. Aprendiz pode ser considerado o adolescente ou jovem (entre 14 e 24 anos) que esteja matriculado e frequentando a escola – caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio –, que esteja inscrito em programa de aprendizagem. Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não há limite de idade para contratação.

A gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Camila Orlandini da Matta, lembra que a época é de contratações de jovens aprendizes. Por isso estamos convidando os jovens e adolescentes a trazerem seus currículos atualizados aqui na Agência para terem acesso às vagas, quando elas forem disponibilizadas no sistema”, afirmou.

Para ter atendimento, o jovem ou adolescente deve dirigir-se à Agência do Trabalhador e fazer a sua inscrição no Programa Jovem Aprendiz. Os empregadores devem abrir a vaga na agência direcionando-a para o programa. “O empregador é responsável pela matrícula do aprendiz no curso de aprendizagem e deve se comprometer a assegurar ao adolescente/jovem inscrito no programa uma formação técnico-profissional adequada”, explicou a gerente.

As leis nº 10.097/00 e 11.180/05 determinam que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar entre 5% e 15% do total de trabalhadores efetivos do estabelecimento como aprendizes. Devem, ainda, matriculá-los nos serviços nacionais de aprendizagem, nas escolas técnicas ou em entidades sem fins lucrativos voltadas à educação profissional.

A contratação de aprendizes pelas microempresas e empresas de pequeno porte é facultativa. “Veja se você se enquadra no Jovem Aprendiz e traga seu currículo na Agência do Trabalhador, com os dados atualizados. Já temos vagas disponíveis e as chances de contratação são boas”, completa Camila. A agência funciona na Avenida Rio Branco, 4211, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações: (44) 3621-1100.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal