Umuarama, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

31/05/2019

Curta-metragem e Roda de Conversa resgatam histórias dos 64 anos da cidade de Umuarama

Curta-metragem e Roda de Conversa resgatam histórias dos 64 anos da cidade de Umuarama

Em comemoração aos 64 anos da Capital da Amizade, a administração municipal – por meio da Secretaria de Comunicação e da Fundação Cultural – apresenta nesta segunda-feira, 3, o primeiro curta-metragem da minissérie “Eu amo Umuarama”, concebida para promover o resgate histórico da cidade, valorizar os pioneiros e pessoas que marcaram época nesta trajetória, e perpetuar a memória dos ícones que deram nome a praças, colégio, teatro e outros logradouros públicos.

A exibição do curta será seguida da Roda de Conversa aberta ao público, que reunirá lideranças, pioneiros, personagens da vida política e cultural de Umuarama e o prefeito Celso Pozzobom. 

O artista plástico Abraão Hachico será o centro do primeiro bate-papo, que relembrará sua chegada à cidade, o despertar para a arte da pintura e a evolução do seu trabalho, que retrata o passado e o presente da Capital da Amizade em telas vibrantes e coloridas, com o “ar” dos tempos da colonização.

“A idéia é falar sobre as várias fases da nossa cidade para que as vivências, os desafios, as dificuldades que a população superou para transformar aquele pequeno vilarejo nessa linda e promissora cidade, pólo regional e exemplo de desenvolvimento, para que essas histórias não se percam”, disse o prefeito.

“Começamos pelo Hachicho, que estará presente conosco, e depois vamos abordar outros personagens importantes da cidade com gente que conviveu com eles, familiares, amigos, pessoas que têm algo a contar sobre os pioneiros. 

Hoje muita gente conhece e frequenta a Praça Miguel Rossafa, mas não sabe quem foi à pessoa e por que ela mereceu uma praça em sua homenagem”, destacou a secretária de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Correa.

Na Roda de Conversa, que começa às 19h de segunda-feira, na Praça Arthur Thomas, o artista plástico fará uma exposição com alguns dos seus quadros mais marcantes. 

A Secretaria de Comunicação também preparou alguns álbuns com fotografias antigas que circularão entre os participantes, para relembrar momentos que mostram a grande transformação vivida por Umuarama ao longo dos seus 64 anos de história.

As datas e locais das próximas rodas de conversa serão divulgados nos próximos dias, dentro da programação dos festejos do aniversário da cidade, sempre nos lugares que levam os nomes dos homenageados. 

“Começamos no ano passado, relembrando os pioneiros, e agora voltamos os olhos para personagens que dão nome a logradouros públicos. A idéia é continuar esse projeto no próximo ano, com novas personalidades”, completou Letícia Correa.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal