Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

30/05/2019

Prefeitura de Umuarama não recolherá nem vai mais enterrar animais mortos

Prefeitura de Umuarama não recolherá nem vai mais enterrar animais mortos

A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama informa que, em atendimento à lei estadual 13.331/2001 e ao decreto 5.711/2002, não vai mais atender pedidos para recolher e enterrar animais mortos. Conforme o artigo 351 da lei estadual, “o local e os procedimentos para enterro de animal morto são de responsabilidade do proprietário ou de serviço especializado”, portanto, o dono é quem tem a atribuição legal de dar um destino ao animal.

O diretor Matheus Michelan Batista reforça que o aterro sanitário município não é uma opção. “O aterro não é o local apropriado, por isso não pode receber carcaças de animais mortos. Existem opções, mas é importante o dono saber que é ele quem tem de dar a destinação ao corpo do seu bicho de estimação e mesmo de animais de grande porte, como equinos e bovinos criados próximo da área urbana”, apontou.

O local fica a critério do proprietário, desde que em área de sua responsabilidade. Outra opção é procurar uma clínica veterinária, que contratará uma empresa de coleta de resíduos para encaminhar o corpo – com custos para o dono do animal. Existe ainda a possibilidade do enterro em cemitérios de animais, disponíveis nos grandes centros, com o deslocamento também por conta do proprietário.

“A gente sabe que perder um animal de estimação é um momento muito triste. Alguns morrem de velhice, outros são vítima de atropelamento, viroses ou outras doenças. Além do choque, a situação traz ao proprietário a preocupação sobre o que fazer com o corpo. Donos de pequenos animais costumam utilizar o próprio terreno, mas se isso não for possível as clínicas veterinárias podem ser procuradas como referência, pois os profissionais conhecem o procedimento adequado”, reforça o diretor de Meio Ambiente do município.

Matheus Batista alerta sobre como o dono do animal não deve proceder. “Jamais jogue o bicho morto no aterro sanitário, em rios ou terrenos vazios. Além de ser uma atitude reprovável, um desrespeito com o animal, o dono pode ocasionar um problema de saúde pública. Muitos animais morrem com doenças que podem ser transmitidas ao homem”, completa o diretor.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal