Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

22/05/2019

Trabalho da Casa do Empreendedor em favor do desenvolvimento é reconhecido em Umuarama

Trabalho da Casa do Empreendedor em favor do desenvolvimento é reconhecido em Umuarama

Com o trabalho da Casa do Empreendedor, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura, Umuarama tem sido exemplo para outros municípios com o acompanhamento efetivo do processo de abertura e consolidação das empresas, contribuindo para acelerar o seu crescimento. 

A atuação Casa já atraiu visitantes de cidades como Cianorte, Campo Mourão, Alto Paraná e Maringá, que tem aplicado as estratégias aqui utilizadas com bons resultados. Nos próximos dias, um grupo de Paranavaí realiza visita técnica para conhecer o sistema.

Esse trabalho foi apresentado no evento “Oportunidade de desenvolvimento dos negócios”, realizado em conjunto com o Sebrae, que baseou-se na Casa do Empreendedor para qualificá-la como uma entidade voltada ao desenvolvimento do município, já que muitas cidades buscam desenvolver pessoas e empresas.

“Umuarama é um polo regional de comércio e serviços. Pessoas de vários municípios do Noroeste e outras regiões têm algum tipo de ligação com Umuarama. Colaborar com a região movimenta nossa economia. 

O ambiente de negócios no município melhora quando a população de cidades circunvizinhas vem consumir aqui. Oferecer um serviço público diferenciado para os pequenos negócios é interessante para nossa cidade”, avaliou o coordenador da Casa do Empreendedor, Paulo Leon Baraniuk.

No evento, o Sebrae parabenizou o prefeito Celso Pozzobom pelo engajamento do município no acompanhamento e simplificação de processos para a abertura de empresas, “que passo a passo vai quebrando barreiras burocráticas para que os investimentos aconteçam e se consolidam”.

A abertura de empresas depende de leis que regulamentam os processos e exigências, algumas federais e outras estaduais e municipais. “Temos sugerido alterações na legislação local para melhorar o processo. Algumas já foram aprovadas e outras estão em andamento”, apontou o coordenador.

De acordo com o prefeito Celso Pozzobom, a cidade cresceu e os segmentos comercial, industrial e de serviços também mudaram. “Uma atualização sempre é necessária e não podemos ter barreiras para quem quer abrir um negócio. Notamos uma movimentação tanto do governo federal como estadual em favor da simplificação destes processos e acompanhamos com bons olhos, fazendo a nossa parte”, atestou.

MAIS AGILIDADE

A equipe da Casa do Empreendedor mostrou por números que a abertura de novos negócios, tanto pequenos como grandes, tem crescido em Umuarama, enquanto a liberação de licenças no processo de formalização tem sido mais ágil. Para os pequenos, a Casa ainda oferece cursos, treinamentos, consultorias, rodadas de negócios e a Feira do Empreendedorismo, programada para este ano.

De janeiro a abril de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, a abertura de novos pequenos negócios aumentou 37% e a procura por informações sobre o que significa ter uma pequena empresa (palestras e orientações) cresceu quase 60%. “É uma responsabilidade levar o máximo de informações aos novos empreendedores. 

Muitas parcerias foram fechadas para isso com o Sebrae, Fomento Paraná e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre outros. Para a feira, outra dezena de parceiros estão trabalhando. Queremos empresas preparadas para sobreviver em tempos difíceis e crescer”, reforça o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro.

Um novo negócio necessita de investimento financeiro, muita informação e conhecimento em gestão. “A visão deste projeto é criar no empreendedor um diferencial que aumente suas chances de sucesso. A Casa do Empreendedor tem apenas um ano de existência e ainda estamos aprendendo, melhorando e crescendo, procuramos fazer o melhor e melhorar sempre”, completou Paulo Leon.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal