Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

21/05/2019

Saúde reforça convocação para vacinar crianças e gestantes contra influenza em Umuarama

Saúde reforça convocação para vacinar crianças e gestantes contra influenza em Umuarama

Entre os grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra influenza, em Umuarama, crianças e gestantes têm apresentado a menor adesão. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacina é uma forma importante e gratuita de prevenir a gripe ou, pelo menos, atuar os efeitos e reduzir as complicações. Mas para isso é importante receber as doses.

Até o início da tarde desta segunda-feira, 20, a cobertura vacinal de crianças de 6 meses a menos de 2 anos estava em 65,8% (com 1.453 doses aplicadas). Já o grupo entre 2 anos e menos de 5 anos atingiu 70,9% (2.640 vacinados) e na faixa dos 5 anos, 44,15% (551 crianças). Entre os menores de 6 anos, no geral, a média atingida é de 64,7% – ou seja, 4.644 crianças vacinadas.

Já entre as gestantes, 71,5% procuraram as unidades para receber a vacina, totalizando 789 mulheres. Os trabalhadores na área de saúde atingiram 73,8% (2.230 vacinados), as puérperas superaram a meta (116,5%) com 211 pessoas imunizadas e os idosos chegaram a 87,3% da meta, com 11.139 doses aplicadas. 

A enfermeira Laís Bonetti Rubini, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, reforça a convocação para as crianças e gestantes. “Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde com base na vulnerabilidade de cada um. Por isso, é muito importante que todos recebem a vacina contra a gripe, especialmente as crianças e gestantes, por causa da situação mais vulnerável”, alerta.

Para aumentar as opções de vacina para a comunidade, a Secretaria de Saúde disponibilizará no próximo sábado, 25, mais dois pontos de vacinação contra a gripe em supermercados da cidade – o Planalto da Praça Anchieta e da Avenida Tiradentes. “Pessoas que pertencem aos grupos prioritários podem procurar os mercados das 8h30 às 11h30. Não deixe de levar seus filhos para tomar a vacina. Todos devem apresentar a carteirinha de vacinação”, completou Laís Rubini.

FEBRE AMARELA

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde está atenta após a morte de um macaco em Guaíra, a 110 km de Umuarama, com suspeita de febre amarela. “Recebemos seringas e vacinas para as atividades de imunização. Estamos nos organizando para oferecer a vacina à população antes que a doença chegue até nossa cidade”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. Porém, ainda não é o momento para vacinar gestantes.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município. A população será orientada sobre a necessidade da vacinação e os agentes de saúde a iniciar a busca ativa e atuação extramuro de suscetíveis (pessoas sem comprovação de vacina). “Até dia 31 de junho todas as UBS estarão ofertando vacina da febre amarela todos os dias. As pessoas podem procurar a unidade de saúde de referência. A vacina é aplicada em dose única. Quem tem dose anotada na carteirinha não precisa repetir a imunização”, completou a secretária.

 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal