Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

11/05/2019

Programa leva saúde bucal aos alunos da rede municipal de Umuarama

Programa leva saúde bucal aos alunos da rede municipal de Umuarama

Os alunos da Escola Municipal Malba Tahan receberam nesta semana a visita dos estagiários do Programa Saúde Bucal, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar). Sob a supervisão da professora Luciana Zafanelli, supervisora de estágio comunitário do curso e dentista da rede municipal, a equipe avalia a saúde bucal das crianças e orienta sobre atitudes preventivas e os principais problemas.

Os estagiários visitam todas as salas, nos períodos da manhã e tarde, avaliam os dentes dos alunos e os instruem sobre técnicas de escovação, higiene bucal, uso de chupeta, dedo na boca, riscos de morder o lápis e cáries, entre outras práticas corriqueiras que prejudicam o desenvolvimento da dentição. “Quando diagnosticamos problemas dentários, a coordenação da escola é informada e emite um aviso aos pais, para providenciarem tratamento e aumentarem a atenção com a saúde bucal das crianças”, disse a professora Luciana.

A supervisora disse que as equipes visitam com regularidade cinco escolas municipais e cinco CMEIs (centros municipais de educação infantil) em períodos com intervalos de cinco semanas, totalizando pelo menos quatro visitas ao ano. “Cada escola, inserida em uma região da cidade, tem a sua realidade própria e as crianças apresentam problemas específicos. Com o programa é possível diagnosticar a situação pontual e compor um cenário, contribuindo para a adoção de práticas e políticas de atendimento”, acrescentou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, graças a essa parceria com a Unipar o município consegue atender às 22 escolas municipais, beneficiando mais de 4 mil alunos – as demais unidades são atendidas pelas equipes da Secretaria de Saúde.

“O município concentra esforços na saúde de todos, principalmente na orientação e prevenção, pois muitos problemas dentários podem ser evitados se a criança tiver atenção preventiva”, disse. Com relação aos tratamentos realizados pelo município, no geral, o departamento de odontologia vem ampliando o atendimento – que saltou de 75 mil procedimentos em 2014 para cerca de 110 mil no ano passado –, aumentando a produtividade em cerca de 20% a cada ano.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal