Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

08/05/2019

Clube do Saber terá aulas especiais em contraturno para recuperar conteúdos em Umuarama

Clube do Saber terá aulas especiais em contraturno para recuperar conteúdos em Umuarama

Ampliação da jornada escolar com aulas especiais de Português e Matemática, preparadas para melhorar a aprendizagem de conteúdos básicos entre alunos do 3º, 4º e 5º ano da rede municipal. Esta é a proposta do Clube do Saber, lançado nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Educação de Umuarama durante evento no teatro do Centro Cultural Schubert, pela secretária Mauriza Lima e pelo prefeito Celso Pozzobom, na presença de autoridades locais, professores, secretários escolares e diretores.

Um grupo de crianças do 5º ano da Escola Municipal Cândido Portinari, reunida para uma apresentação cultural no lançamento, se animou com a possibilidade de integrar o Clube do Saber. A previsão de início das atividades – em contraturno escolar – é o próximo dia 27, mas até lá os professores selecionados para o projeto, após entrevistas e defesa de ideias, vão passar por treinamento para auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem a recuperar a defasagem educacional.

“Algumas crianças precisam de atenção especial, um cuidado a mais para acompanhar o restante da turma. Por uma série de motivos – geralmente ligados à instabilidade no ambiente familiar – esses alunos enfrentam dificuldades na aquisição dos conteúdos”, explica a secretária Mauriza Lima. Por isso, com indicação dos professores e após avaliação prévia, 500 estudantes foram selecionados para participar do projeto, que terá turmas em todas as escolas municipais.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que a proposta começou com a ex-secretária Maria Clory e se desenvolveu com a atual equipe da Secretaria de Educação. “Queremos formar cidadãos esclarecidos e comprometidos com a sociedade. Por isso estimulamos projetos como esse, que permite recuperar o déficit educacional e equiparar o nível dos alunos, para que a educação avance sem deixar ninguém para trás”, apontou. O prefeito também falou dos investimentos de quase R$ 1 milhão em reparos e melhorias nas escolas e CMEIs e da construção de novas unidades educacionais, em andamento no Primeiro de Maio, Zona Seis e Jardim Alphaville.

Acompanharam o lançamento do programa os vereadores Noel do Pão e Júnior Ceranto, o diretor da Faculdade alfa, Marcos Rodrigues, a representante do Núcleo Regional de Educação, Elizete Mieko, os secretários municipais de Habitação, Amós Westphal, e de Comunicação Social, Letícia Macedo D’Ávila Correa.

COMO FUNCIONA

Entre quase 40 inscritos, 24 professores foram escolhidos para o Clube do Saber após uma série de entrevistas e avaliação dos projetos propostos. “Eles terão treinamento com especialistas através de web-conferência, em laboratório de informática cedido pela Faculdade Alfa, a partir do dia 10. Serão orientados sobre o planejamento de ‘desafios’ aos alunos e farão avaliações mensais em conjunto, sobre as estratégicas, vivências e resultados”, acrescentou Mauriza Lima. 

Os alunos terão testes bimestrais, além das avaliações externas. A evolução de cada um será anotada em ficha de acompanhamento junto com a carteirinha personalizada de membro do Clube do Saber, que será entregue a cada aluno. O projeto segue a meta de redução da repetência escolar a partir de reforço e contraturno e também a proposta de implantar educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas, atendendo 25% dos alunos da educação básica. Os alunos terão 4h/aula semanais entre maio e novembro deste ano em todas as escolas municipais, em sistema de contraturno – quem estuda de manhã terá aulas à tarde e vice-versa. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Clube do Saber terá aulas especiais em contraturno para recuperar conteúdos em Umuarama
Clube do Saber terá aulas especiais em contraturno para recuperar conteúdos em Umuarama
Clube do Saber terá aulas especiais em contraturno para recuperar conteúdos em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal