Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

04/05/2019

Projeto desperta consciência da reciclagem entre alunos da Escola Birigui em Umuarama

Projeto desperta consciência da reciclagem entre alunos da Escola Birigui em Umuarama

A professora Cristiane Gonçalves de Souza, regente do 4º ano da Escola Municipal Rui Barbosa, e a coletora autônoma de recicláveis Graciela de souza Corazza, desenvolvem um projeto de preservação ambiental visando recolher e dar a destinação correta a embalagens PET. A campanha “De PET para PET” é parte do projeto “Semeando uma nova cultura: zona rural, bairros e centro, todos em movimento”, criada para dar um destino adequado aos resíduos gerados pela sociedade e estimular a consciência ambiental dos alunos.

A Escola Municipal Jardim Birigui se tornou parceira do projeto, que reforça trabalhos já realizados no estabelecimento de ensino, como o EcoBirigui, voltados ao cuidado e preservação do meio ambiente. “O objetivo é olhar para as embalagens de PET e ver o potencial que elas possuem, não apenas o lixo por lixo. Desta forma, os alunos aprendem a valorizar o meio ambiente e se identificam como agentes de promoção do desenvolvimento sustentável”, explica a diretora Márcia Tiago de Sá.

O projeto será finalizado em 5 de junho. A coleta vai durar 30 dias e ao final todo o material recolhido será pesado e vendido para reciclagem. O dinheiro arrecadado será revertido em ração para a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau) – por isso o nome do projeto, de PET (material plástico reciclável de alto valor agregado) para PET (animais, em inglês).

“O foco do trabalho não é apenas comprar ração, mas conscientizar as crianças e suas famílias de que juntos podemos mais, que uma simples ação – como separar o lixo adequadamente – pode ter grande impacto social, ecológico e econômico em nossa cidade, tornando-a mais limpa”, reforça a diretora.

O projeto tem o engajamento de várias pessoas que lutam de forma diferenciada, com mesmo objetivo. Além da professora Cristiane e da Escola Rui Barbosa, participam a Escola Jardim Birigui, diretora Márcia Tiago de Sá, coordenadora Sônia Marta Albertini Balbino, secretária Carolina Boucalt, diretor de Meio Ambiente do município, Matheus Michelan Batista, coletora Graciela e o gari Romildo Alves, do “Diário do Gari”.

AMPLO EFEITO

A reciclagem reduz a pressão sobre o aterro sanitário municipal e traz mais qualidade de vida a todos, tirando do meio ambiente alguns materiais que levariam séculos para se decomporem. “Ajude-nos a divulgar esta ideia e a colocá-la em prática. Em nossa cidade temos muitos coletores de recicláveis e a coleta seletiva realizada pela Prefeitura, junto com a cooperativa Cooperuma. Várias famílias sobrevivem deste trabalho”, acrescenta Márcia de Sá.

O objetivo final do projeto é tornar o hábito de reciclar uma prática corriqueira, pois gera saúde, renda, preservação ambiental e permite deixar um legado às futuras gerações. “Queremos conscientizar as crianças a fazer o certo, tornando-as adultos melhores que respeitem a natureza e a si mesmo”, completa.

A campanha conta com parceiros que colocaram tambores como pontos de coleta durante esse mês – a Agro & Pet; campus tecnológico da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na saída para Xambrê; Anselmo Toquinho, do Parque Laranjeiras; Magic Limp e Posto Stella Maris.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal