Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

26/04/2019

Região de Umuarama registra 19 acidentes de trabalho graves

Região de Umuarama registra 19 acidentes de trabalho graves

Há anos a campanha Abril Verde conscientiza a população sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. As ações são realizadas por órgãos públicos, entidades e instituições apoiadoras da causa, como o Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná). Apesar das mobilizações em todo o mês, o dia 28 é o dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A data é lembrada desde 1969, quando uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Vírginia, estado dos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. Ao longo dos anos, as ações têm ajudado a reduzir os índices de acidentes e mortes no trabalho.

Na região de Umuarama nos últimos dois anos ocorreram 298 acidentes ocupacionais graves e sete mortes. Foram 179 agravos em 2017 com dois óbitos; 100 acidentes em 2018 com cinco mortes e 19 registros até abril deste ano, sem óbitos.  Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) são de registros feitos pela 12ª Regional de Saúde, que atende 21 municípios.

Segundo a Classificação Internacional de Doenças, as três principais causas de agravos foram circunstâncias relativas às condições de trabalho (173); contato com objeto cortante ou penetrante (13) e contato com máquinas ou equipamentos (10). Sobre as ocupações que mais registraram acidentes ocupacionais graves, pedreiro ficou em primeiro lugar, com 28 casos; auxiliar de pessoal em segundo, com 22, e servente de obras em terceiro, com 18 registros.

De 2012 a 2017, quase 15 mil trabalhadores não voltaram para casa no Brasil, entrando para a estatística de vítimas de acidentes de trabalho, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho. No período, foram quase 4 milhões de acidentes e doenças do trabalho, gerando R$ 26 bilhões somente com despesas previdenciárias e 315 milhões de dias de trabalho perdidos. Ao todo, no Paraná, foram 105,1 mil auxílios-doença por acidente de trabalho, com impacto previdenciário de R$ 917,6 milhões. Somente em 2017, 14 mil afastamentos foram registrados no Estado e 209 acidentes resultaram em morte.

O Crea-PR tem o papel de verificar se o empregador está contratando profissionais ou empresas habilitadas que assumam a responsabilidade técnica pelos equipamentos instalados. No Conselho, 6.473 profissionais estão habilitados para a atividade, quase 60% a mais do que o registrado em 2010, quando haviam 3,8 mil Engenheiros especializados em Segurança do Trabalho. Na região Noroeste, são 504 profissionais habilitados para a função nas microrregiões de Maringá (310), Umuarama (50), Cianorte (49), Paranavaí (49) e Campo Mourão (46). Em 2018 a Regional Maringá do órgão fez 94 fiscalizações na Região Noroeste, neste ano até este mês, foram 32. 

Abril Verde

Diante do cenário crescente de acidentes e afastamentos de trabalho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) criou este mês o Comitê de Estudos Temáticos de Segurança do Trabalho. O objetivo é implantar um programa de incentivo e promoção das práticas legais e recomendadas de Engenharia de Segurança do Trabalho nos processos produtivos de empresas e empreendimentos de Engenharia, Agronomia e Geociências.

A  criação do Comitê foi articulada pelo Conselho, Entidades de Classe, Ministério Público do Trabalho e conselheiros de diversas modalidades que têm especialização na área de Segurança do Trabalho. “Com o Comitê será possível trabalhar pautas mais específicas e as mais urgentes, baseadas nas demandas da sociedade, nos desafios do momento, e interagir com as demais Câmaras”, diz o coordenador e Conselheiro da Câmara Especializada em Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (Ceast), do Crea-PR, o Engenheiro de Segurança do Trabalho Benedito Alves Junior. “Há uma necessidade de fortalecimento de políticas estratégicas muito bem definidas para este tempo e o Comitê vai fazer a envergadura com as temáticas do momento”, explica.

Para o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Edinei Aparecido Furquim, uma das grandes dificuldades encontradas tem relação direta com a falta de consciência do próprio trabalhador, pois em muitos casos há o que chamamos de sazonalidade, quando ele trabalha em uma empresa, sai e vai para outra. Porém, ao sair ele esquece todo o treinamento que recebeu e as orientações. “É estatisticamente comprovado que 75% dos acidentes são oriundos de atos inseguros dos próprios trabalhadores; 15% são os fatores pessoais de insegurança ( situações particulares fora do emprego) e 15 % devido as condições inseguras nas áreas de trabalho, reforça.”

Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. A Regional Maringá contempla 112 municípios, conta com aproximadamente 9 mil profissionais habilitados e três mil empresas registradas. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Arquivos da matéria

Baixar arquivos

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Região de Umuarama registra 19 acidentes de trabalho graves
Região de Umuarama registra 19 acidentes de trabalho graves
Região de Umuarama registra 19 acidentes de trabalho graves

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal