Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

17/04/2019

Umuarama recebe Ônibus Lilás no combate à violência contra a mulher

Umuarama recebe Ônibus Lilás no combate à violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Divisão da Proteção Social Especial, convida a população a participar das atividades oferecidas pela Ônibus Lilás, do Projeto “Mulher, Viver sem Violência”, que estará em Umuarama nesta quarta-feira, 17, das 15h às 20h no espaço da Feira do Produtor (ao lado do Estádio Lúcio Pipino), e no distrito de Serra dos Dourados na quinta-feira, 18, das 9h às 11h, ao lado da unidade básica de saúde local. 

“O município reconhece a importância deste evento e, em parceria com o governo do Estado, apoia as ações da unidade móvel, que realiza um trabalho sistemático, continuado, proativo, preventivo e ético frente as violências vivenciadas pela mulher, principalmente a doméstica, cujo combate Umuarama trata como prioridade”, disse a secretária de Assistência Social, Izamara Amado de Moura.

O Ônibus Lilás é uma unidade de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que percorre municípios em todas as regiões do Paraná, em parceria com as prefeituras. A equipe oferece gratuitamente serviços de acolhimento, orientação psicológica, jurídica, assistência social e prevenção da violência contra a mulher. O ônibus conta com espaço individual e sigiloso para orientação.

Além do atendimento individualizado, conscientiza a população sobre a Lei Maria da Penha e a importância de saber que a agressão não é apenas aquela que deixa marcas no corpo. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos.

A legislação condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz. Existe ainda a violência patrimonial (controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos) e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima. A visita do Ônibus Lilás a Umuarama é uma parceria da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal