Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/04/2019

Sucesso do Bairro Saudável impacta no controle da dengue em Umuarama

Sucesso do Bairro Saudável impacta no controle da dengue em Umuarama

O prefeito Celso Pozzobom, os secretários municipais envolvidos no Bairro Saudável e o vereador e autor do projeto de lei que criou o programa, Júnior Ceranto, reuniram os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, bem como servidores de todas as áreas que atuaram na conscientização da população e coleta de materiais para um café da manhã nesta sexta-feira, 5, no Teatro Vera Schubert. “O momento é de agradecimento pelo trabalho de campo e pelo sucesso obtido com o empenho de todos. Vocês estão de parabéns”, disse a secretária municipal de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Correa, ao abrir o encontro.

Para o prefeito, os resultados merecem ser comemorados, porém não podem causar acomodação. “Com o envolvimento que conseguimos da população, a dengue em Umuarama não evoluiu para um surto ou epidemia, como em muitas cidades da região. Estamos em situação de alerta, com 12 casos confirmados e dezenas de notificações aguardando resultado de exames. Nossa estratégia deu certo e está servindo de exemplo para outras cidades, que nos procuram diariamente, e até para o governo do Estado, onde apresentamos o nosso programa”, disse Pozzobom.

Como melhorias necessárias ao Bairro Saudável, as equipes precisam encontrar uma forma de fiscalizar imóveis dados como “fechados” nos relatórios, onde não são encontrados moradores durante as visitas. “A cobertura precisa ser total, para que os casos sejam reduzidos ainda mais. Não fosse o trabalho de vocês, Umuarama poderia estar enfrentando um surto de dengue hoje e a pressão seria grande sobre a saúde pública. Por isso vocês todos estão de parabéns”, agradeceu.

O vereador Júnior Ceranto lembrou que, quando apresentou o projeto, não tinha ideia da dimensão que o programa atingiria, do número de servidores e apoiadores envolvidos, nem dos resultados – em três anos, foram recolhidas e destinadas ao aterro sanitário do município cerca de 965 toneladas de móveis velhos, colchões, utensílios domésticos, brinquedos, baldes, tambores, bacias, eletroeletrônicos e outros materiais que acumulam água e poderiam se tornar criadouros do mosquito da dengue.

Além disso, milhares de informativos foram distribuídos de casa em casa, orientando os moradores sobre dengue, escorpião, destinação do lixo e doação de orquídeas para eliminar focos de dengue em ocos e frestas de árvores. Centenas de terrenos baldios foram fiscalizados quanto ao mato alto e acúmulo de lixo, com autuações dos proprietários. O programa continua agora com palestras em escolas e entidades sobre prevenção à dengue.

Presentes à reunião desta sexta-feira, os secretários municipais da Saúde, Cecília Cividini; Serviços Públicos, José Guimarães de Melo; e Fazenda, Everaldo Marcos Navarro; e os diretores de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista; de Arrecadação e Fiscalização, Gislaine Alves Vieira; e de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, também agradeceram os servidores municipais, voluntários e demais envolvidos no Bairro Saudável pelos resultados obtidos, “que exigiram comprometimento, responsabilidade e valeram a pena, evitando um sério problema de saúde que hoje vemos ameaçar a população de várias cidades do Estado”, completou Cecília Cividini.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal