Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

30/03/2019

Projeto Uma Muda Muda o Mundo é impulsionado no Bairro Saudável em Umuarama

Projeto Uma Muda Muda o Mundo é impulsionado no Bairro Saudável em Umuarama

Um projeto que vem fazendo a diferença no combate à dengue é o plantio de orquídeas nos ocos de árvores, realizado por uma equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Pode não parecer, mas os vãos existentes entre os galhos e buracos nos troncos podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Às vezes o criadouro não está na casa, mas na árvore que o morador tem na calçada, ou nas praças públicas. “Por isso criamos o projeto “Uma Muda Muda o Mundo”, que recebe mudas doadas pela população e as cultiva em ocos de árvores, eliminando o acúmulo de água. Essa ação acontece desde 2017, mas recebeu um reforço importante com a divulgação durante o Programa Bairro Saudável”, informou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Em 2018 foram plantadas mais de 3.703 mudas de orquídeas em troncos de árvores ocados, após 2.537 vistorias realizadas pelos agendes de combate a endemias responsáveis pelo projeto. Com um envolvimento maior da população, por conta da panfletagem no Bairro Saudável, a equipe já recebeu a doação de mais 3 mil mudas para plantio ao longo do ano.

Com as doações, nos últimos dois meses a equipe plantou 481 mudas, das quais 330 ocuparam árvores na região da Praça dos Xetá, onde foram registrados casos de dengue e a infestação de mosquitos está em nível elevado. “O mais importante desse projeto é o envolvimento da população. Temos recebido muitas doações, mas ainda precisamos de mais mudas porque a cidade conta com mais de 100 mil árvores e em boa parte delas exitem ocos armazenando água e ‘ajudando’ o mosquito a se perpetuar”, solicitou a secretária de Saúde.

Qualquer pessoa que tiver uma touceira de orquídeas em casa, ou mesmo na árvore da sua calçada, pode ajudar. “Você pode ser um aliado do projeto. No total, já foram utilizadas cerca de 4,5 mil mudas da planta em mais de 3 mil árvores. As mudas são cuidadas pelos agentes e nos bairros atendidos a infestação caiu de forma significativa”, lembra Cecília Cividini.

O projeto começou com doações do Orquidário Universo, mas já foi adotado pela população. “Se você estiver interessado em participar, avise a Vigilância pelo fone (44) 3906-1143. Os agentes farão a coleta das mudas e darão um cuidado especial nas suas orquídeas, para que elas produzam ainda mais. Você também poderá trocar gratuitamente mudas da variedade comum (‘olho-de-boneca’) por espécies diferenciadas no Orquidário Universo”, acrescenta a secretária.

O prefeito Celso Pozzobom vem pedindo maior participação da população, representada pelas associações de moradores e entidades da sociedade, na conscientização sobre a dengue. A coleta de resíduos do Bairro Saudável terminou com volume recorde – quase 450 toneladas – nesta semana, mas o programa terá continuidade com palestras, orientações ao público e teatro da dengue em escolas, associações de bairro e outros locais que solicitarem.

O trabalho envolverá as secretarias municipais de Saúde (Vigilância Ambiental) Agricultura e Meio Ambiente e de Comunicação. “Dispomos de farto material para conscientizar a população sobre a dengue, combate ao escorpião, destinação correta do lixo e o Projeto Orquídeas. Quem puder nos auxiliar na divulgação, basta entrar em contato”, informou a secretária de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Correa.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Projeto Uma Muda Muda o Mundo é impulsionado no Bairro Saudável em Umuarama
Projeto Uma Muda Muda o Mundo é impulsionado no Bairro Saudável em Umuarama
Projeto Uma Muda Muda o Mundo é impulsionado no Bairro Saudável em Umuarama
Projeto Uma Muda Muda o Mundo é impulsionado no Bairro Saudável em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal