Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

30/03/2019

Resultados do Bairro Saudável em Umuarama mostram que o combate à dengue não pode parar

Resultados do Bairro Saudável em Umuarama mostram que o combate à dengue não pode parar

Em reunião na manhã desta sexta-feira, 29, no anfiteatro da Prefeitura, a administração apresentou os resultados do Programa Bairro Saudável a lideranças da comunidade e representantes de entidades e setores organizados da sociedade. Ao analisar os dados, a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, apontou que apesar dos esforços do poder público, o controle da dengue – objetivo maior do programa – depende do envolvimento da população, das ações que cada um pode realizar num esforço conjunto.

A secretária municipal de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Corrêa, explicou o funcionamento do Bairro Saudável, criado por lei a partir de um projeto do vereador Júnior Ceranto, aprovado em agosto de 2017 e sancionado pelo prefeito Celso Pozzobom em outubro daquele ano, quando foi realizado pela primeira vez.

“Pelos números podemos ver a evolução do programa. Em 2017 foram coletadas 166,03 toneladas de materiais inservíveis, como móveis, sofás, colchões, fogão, geladeira, brinquedos, vasos sanitários, pias, estrados e recipientes recicláveis que possam acumular água em quintais e terrenos vazios, como baldes, bacias velhas, panelas e outros utensílios. Em 2018 foram 356,77 toneladas e neste ano o volume continuou crescendo e chegou a 441,230 toneladas”, informou a secretária.

Esse crescimento – de 84,46 toneladas em relação a 2018 e de 275,20 toneladas se comparado com a primeira edição – tem dois lados. Ele demonstra que o programa chegou de fato ao conhecimento da população, junto com a conscientização realizada pelos agentes de saúde e endemias, que visitaram 28.298 imóveis e entregaram materiais informativos para 18.027 famílias (outros 10.271 imóveis estavam fechados).

“O saldo também revela que nem todos entenderam a proposta do programa e descartam materiais que não fazem parte do objetivo, que é eliminar possíveis criadouros do mosquito e combater a dengue”, acrescentou Letícia Corrêa. Neste ano, participaram 58 servidores entre agentes de combate a endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS), fiscais do Código de Posturas (que vistoriaram terrenos com malto alto e lixo), servidores das áreas de Meio Ambiente (que coletaram lixo eletrônico) e Serviços Públicos, envolvidos na limpeza.

A prioridade foram os bairros com índices mais elevados de infestação do mosquito Aedes Aegypti e com isso foram eliminados 22.650 criadouros e 121 focos do mosquito, dos quais 96 foram positivados. O Índice de Infestação Predial (IPP) medido ao final do programa manteve-se próximo do levantamento realizado em janeiro, enquanto aumentou na maioria das cidades da região, bem como o número de casos.

“Esse é outro avanço do Bairro Saudável. Apesar de a cidade ter a maior população da região, estamos com o menor número de casos confirmados de dengue (9), além de 138 notificações (casos suspeitos), enquanto em Cianorte já são 69 casos confirmados e Paranavaí conta com mais de 50”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom. Ele lembra que o índice de infestação está ligado a três fatores – altas temperaturas, criadouros (lixo nos imóveis) e incidência de chuva.

O lixo é um contornável, desde que haja o engajamento da população e do poder público, avalia o prefeito. “A eliminação de criadouros faz a diferença diante de fatores que não podemos controlar, como o índice de chuva e o calor. Mas se falharmos na limpeza, a situação fugirá do controle”, completou o prefeito, pedindo o envolvimento da população. “A Prefeitura está empenhada, envolvendo toda a estrutura disponível e fazendo a sua parte. Mas os moradores precisam cuidar dos seus quintais e não jogar lixo em terrenos vazios”, reforçou.

ENVOLVIMENTO

Pozzobom pediu maior participação das associações de moradores e entidades representativas da sociedade na conscientização da população. O Bairro Saudável terá continuidade com palestras e teatro da dengue em escolas, associações de bairro e outros locais que solicitem orientações, com apoio da Vigilância Ambiental e da Diretoria do Meio Ambiente. A Secretaria de Comunicação dispõe ainda de farto material para conscientizar a população sobre a dengue, combate ao escorpião, destinação correta do lixo e o Projeto Orquídeas, que planta flores em ocos de árvores para evitar a reprodução do mosquito.

O vereador Júnior Ceranto parabenizou a coordenação e todos os envolvidos no programa, pelo empenho e pelos ótimos resultados atingidos, concretizando uma de suas propostas. O secretário de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, também se colocou à disposição para ações pontuais e disse que, atendendo convite de lideranças de Paranavaí, vai explicar o funcionamento do programa a representantes daquela cidade.

O prefeito Celso Pozzobom também apresentou o Bairro Saudável à Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, que pode estender um programa nos mesmos moldes para outras cidades do Estado. Acompanharam a reunião, ainda a coordenadora da Covisa, Maristela de Azevedo Ribeiro, a vereadora Maria Ornelas, o chefe da Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessan, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Arnaldo Fernandes (França), representantes do Comitê de Combate à Dengue e outras lideranças

Ao final da reunião os participantes apresentaram sugestões para ampliar o combate à dengue, como o aumento da vigilância nos lagos, onde há o acúmulo de resíduos; aplicação de multas para quem for flagrado jogando lixo nas ruas; aumento no efetivo da fiscalização; envolvimento maior das igrejas na divulgação de campanhas e orientação à população; e um trabalho de reforço sobre os cuidados nas escolas, buscando o envolvimento da classe estudantil.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Resultados do Bairro Saudável em Umuarama mostram que o combate à dengue não pode parar
Resultados do Bairro Saudável em Umuarama mostram que o combate à dengue não pode parar
Resultados do Bairro Saudável em Umuarama mostram que o combate à dengue não pode parar
Resultados do Bairro Saudável em Umuarama mostram que o combate à dengue não pode parar

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal