Umuarama, domingo, 21 de abril de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/03/2019

Pozzobom e Casa do Empreendedor de Umuarama concorrem a prêmios do Sebrae

Pozzobom e Casa do Empreendedor de Umuarama concorrem a prêmios do Sebrae

A Casa do Empreendedor de Umuarama foi escolhida como projeto finalista na categoria “Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI – Micro Empreendedor Individual” e o prefeito Celso Luiz Pozzobom tornou-se finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae Paraná, em sua 10ª edição.

A indicação veio pela melhoria no atendimento e aumento na emissão de alvarás e também pelo comprometimento em auxiliar os pequenos negócios com acesso a crédito, treinamentos e oficinas, planos de negócios e outras ações. Os vencedores serão apresentados no próximo dia 22, em Curitiba. No total, 133 projetos foram apresentados em todo o Estado e 33 estão classificados para a final.

A Casa do Empreendedor tem recebido equipes de cidades como Campo Mourão, Cianorte e Alto Paraná e é consultada por outros municípios sobre o modelo adotado. “Nos tornamos referência como uma nova proposta para melhoria do ambiente de negócios das cidades”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Turismo do município, Douglas Bácaro.

Até então, salas e casas do empreendedor tinham como principal ação a formalização de empresas. “Tornou-se claro que era preciso fortalecer este tempo de implantação de pequenos negócios para que permaneçam abertos, prosperem e contribuam para o todo do município”, acrescentou o coordenador Paulo Leon Baraniuk.

Desde a abertura, se o MEI optar pelo serviço, a Casa começa a trabalhar para que o negócio evolua para uma microempresa. “Temos muitos produtos a oferecer na fase embrionária, onde o MEI tem acesso a muita informação e ferramentas de maneira gratuita. Literalmente, andamos juntos com o empreendedor”, acrescenta o coordenador.

Na última semana, a Prefeitura recebeu a visita do gerente estadual do Sebrae para Ambiente de Negócios, Cesar Reinaldo Risseti, que esteve na Casa do Empreendedor, conheceu a estrutura e conversou com os colaboradores. Ele foi informado sobre projetos em andamento e colheu dados e materiais para avaliação. Além disso visitou três empresários, dois dos quais eram MEIs até 2018 e migraram para microempresa, contrataram funcionários, expandiram a produção e conseguiram crédito junto à Fomento Paraná e Noroeste Garantias, que atendem dentro da Casa.

ECONOMIA FORTE

Para o prefeito Celso Pozzobom os pequenos negócios, iniciados na própria cidade, colaboram para a preservação da economia, ajudam a manter o mercado “girando” e a preservar empregos, até mesmo em empresas de porte. “Existe foco no desenvolvimento dos pontos fracos destas empresas, fatores em que o micro ou MEI não se dedicou para se estabilizar e crescer. Para isto, a Casa do Empreendedor os coloca em contato com profissionais, traz cursos, workshops e promove rodadas de negócios, palestras e outras ações. E os resultados estão aparecendo”, definiu.

A Casa também acompanha demandas do MEI. Recentemente propôs alteração no Plano Diretor do Município, que proibia a abertura de empresas em loteamentos residenciais do tipo ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), a exemplo do Conjunto Sonho Meu, e certas atividades já terão autorização de instalação de empresas em 2019.

Em articulação com o IBGE, a Casa participa da formatação do Censo 2020. “As informações de Umuarama serão divididas por regiões e não mais totalizadas, apenas. Assim poderemos fornecer informações localizadas para empreendedores e órgãos públicos, o que contribui para o plano de negócios e previsão de resultados”, acrescenta Paulo Leon.

Estão sendo projetados ainda workshops do IBGE/Casa do Empreendedor para trabalhar após o Censo, pois as informações coletadas serão passadas à comunidade com o viés de implantação de ações para geração de emprego. “Este será mais um trabalho para somar ao desenvolvimento do município”, finalizou Douglas Bácaro.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal