Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

15/01/2019

Secretaria de Educação de Umuarama começa chamar cadastrados no Fila Única

Secretaria de Educação de Umuarama começa chamar cadastrados no Fila Única

A secretária municipal da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima, recebeu a imprensa em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 14, para informar sobre a matrícula de crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com o novo sistema “Fila Única”, implantado neste ano para tirar os pais das longas e incômodas filas de espera à frente das creches. O cadastramento permanece aberto, porém a Secretaria de Educação já classificou os cadastros cujos responsáveis receberão a guia para conformação de matrícula, a partir da próxima quarta-feira, 16.

Os pais devem ficar atentos às datas e também à documentação que será necessário apresentar, para confirmar as informações inseridas no sistema, no preenchimento do cadastro. “Estando tudo em conformidade, eles receberão as guias de encaminhamento para se dirigirem aos CMEIs, onde efetivarão as matrículas”, informou a secretária. Os documentos de apresentação obrigatória são a certidão de nascimento da criança, o RG do pai ou responsável e comprovante de endereço – prioritariamente a última fatura de energia elétrica.

Mauriza Lima lembrou que perderá direito à vaga o responsável pelo cadastro preenchido indevidamente, com dados falsos ou incorretos ou ainda ausência de informações obrigatórias, uma vez que os dados informados são de inteira responsabilidade dos pais. “Quem não comparecer à secretaria no dia e hora determinados para retirar a guia de encaminhamento também perderá direito à vaga”, alertou.

Em caso de desistência – caso a família não queira a vaga disponibilizada por conta da localização do CMEI, por exemplo – a decisão deverá ser comunicada à Secretaria de Educação, que fornecerá um documento para oficializar a decisão. Neste caso, o cadastro permanecerá no banco de dados do Fila Única aguardando vaga na creche pretendida. Caso a desistência não seja comunicada oficialmente, o cadastro será cancelado.

DATAS

A secretária Mauriza Lima informou as datas para a distribuição das guias de encaminhamento na secretaria (que funciona no segundo piso do Poço Municipal): as fichas para o berçário e maternal I serão entregues nesta quarta-feira, 16; para o maternal II na quinta-feira, 17; e jardim, na sexta-feira, 18, todos os dias no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Para 2019, a Secretaria de Educação disponibilizará 39 novas vagas para berçário, 216 para o maternal I, outras 215 para o maternal II (157 em tempo integral e 58 parcial) e 233 para o jardim (157 em horário integral e 76 parcial), totalizando 703 vagas. “Teremos ainda mais 60 vagas de uma parceria do município com a Creche Anjo da Guarda, que eleva a oferta para 763 – número bem maior que o total de novas vagas oferecidas em 2018 (595) e no ano anterior (116, devido ao processo de municipalização). A previsão é de 1.515 crianças sejam atendidas pela educação infantil do município, no atual ano letivo”, completou Mauriza Lima.

O “Fila Única” recebeu 1.345 cadastros de crianças de 0 a 3 anos que necessitam de vagas nos CMEIs, neste ano, 27,15% a mais que as 980 que tentaram vagas no sistema, em 2018, conforme dados do setor de Documentação Escolar. A listagem com os cadastros contemplados com vagas será publicada no órgão oficial do município, divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Umuarama, em murais nos CMEIs e na Secretaria de Educação – porém não será disponibilizada no site do município.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Secretaria de Educação de Umuarama começa chamar cadastrados no Fila Única
Secretaria de Educação de Umuarama começa chamar cadastrados no Fila Única
Secretaria de Educação de Umuarama começa chamar cadastrados no Fila Única
Secretaria de Educação de Umuarama começa chamar cadastrados no Fila Única

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal