Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

20/12/2018 | Concebido por Goioerê

Mais de 10 mil técnicos industriais deixam Sistema Confea/Crea

Mais de 10 mil técnicos industriais deixam Sistema Confea/Crea

Na região Noroeste, 1.322 profissionais serão descredenciados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná a partir dessa sexta-feira, 21, em cumprimento de lei federal.

Constituído em 22 de junho de 2018, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) passa a ser a entidade representativa da categoria a partir dessa sexta-feira, 21, no Estado. A decisão cumpre nova legislação federal que criou o conselho profissional próprio para os técnicos industriais de nível médio. 

A criação é com base na Lei 13.639/2018, que também criou um conselho para os técnicos agrícolas, mas até que seja constituído, os técnicos de nível médio do grupo de Agronomia permanecerão vinculados ao Sistema Confea/Crea. Com isto, 10.280 mil profissionais serão desvinculados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Na Regional Maringá, serão desligados 1.322 técnicos industriais.

Os técnicos industriais de nível médio são aqueles do grupo das engenharias mecânicas e metalúrgica; química; elétrica; civil; agrimensura e geologia de minas.

Veja a lista completa no site: www.cft.org.br. A eleição e posse da diretoria do novo conselho da categoria ocorreu em junho. Os profissionais que pertencem ao grupo especial, como os técnicos de segurança do trabalho, continuarão integrando o Sistema Confea/Crea.

O superintende do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Celso Roberto Ritter explica que até essa quinta-feira, 20, os profissionais ainda conseguirão emitir ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e a CAT – Certidão de Acervo Técnico no Crea-PR. As regras para o desligamento foram estabelecidas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Depois de sexta, 21, ele reforça que os dados dos técnicos industriais, registros e acervo técnico serão transferidos para o novo conselho, bem como parte da receita determinada por lei. Assim, a categoria passará a ter um conselho independente para fiscalização de suas atividades profissionais.

Ficam no Sistema Confea/Crea

  • Técnicos de nível médio do Grupo Agronomia (até constituição do Conselho dos Técnicos Agrícolas)
  • Técnicos de nível médio do Grupo Especial (técnicos em segurança do trabalho)
 
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CREA-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal