Umuarama, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/12/2018

Nova rede de galerias pluviais do Parque Irani já conta com dissipador em Umuarama

Nova rede de galerias pluviais do Parque Irani já conta com dissipador em Umuarama

A Prefeitura de Umuarama está construindo, em parceria com a iniciativa privada, uma grande rede de galerias pluviais com mais de 1.300 metros de extensão, entre o Parque Irani e o futuro Parque Montago, nas proximidades do Monte Sinai, rodovia PR-489 – que liga a cidade a Xambrê. A rede é dupla e conta com tubos de 1,2 m de diâmetro, para captar e conduzir a água das chuvas que hoje escorre pelas ruas do Parque Irani, causando grandes estragos no pavimento asfáltico em dias de chuva forte.

A obra encontra-se bem adiantada. “A maior parte da tubulação já foi implantada, principalmente na parte mais íngreme do percurso. Foram necessários vários poços de visita para adequar os tubos ao desnível do terreno e o dissipador, no final da rede, também já foi concluído”, informou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que a obra conta com o apoio do governo do Estado, por meio do Instituto das Águas do Paraná, que cedeu a maior parte da tubulação. “Serão assentados cerca de 2.700 tubos, obtidos pelo município com o apoio dos representantes políticos junto ao governo do Estado. Uma loteadora que pretende implantar um novo parque residencial naquela região, participa com a mão de obra. Essa é uma parceria importante para a população, pois ajudará a Prefeitura a eliminar um problema de muitos anos, que não foi pensado quando a criação daquele bairro foi aprovada”, apontou.

A rede é dupla na maioria do percurso, com cerca de 100 metros de rede tripla próximo do dissipador, construído para amortecer a velocidade da água no final da galeria. “Essa rede vai captar o grande volume de água que desce de parte do Conjunto Sonho Meu, Jardim Império do Sol (às margens da PR-489) e do Irani e conduzi-la até as nascentes do córrego Tucuruvi, num ponto seguro para a vazão”, explicou o prefeito.

A rede conta com várias caixas para atenuar o desnível e conter a velocidade da água. “A obra ajudará a conter a erosão no Irani e também na rodovia. Quando corre sobre o asfalto, a água arranca o pavimento, o meio-fio, provoca erosão e afeta até propriedades particulares. Por isso, a construção dessa rede é fundamental”, completou o secretário Isamu Oshima.

O município vem realizando investimentos volumosos no combate à erosão, recuperação de galerias, poços de visita e bocas de lobo. “Quando pensamos que o serviço está terminando, surgem mais problemas por conta da falta de manutenção da rede, ao longo dos anos, e das características do nosso solo, pouco resistente às chuvas”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nova rede de galerias pluviais do Parque Irani já conta com dissipador em Umuarama
Nova rede de galerias pluviais do Parque Irani já conta com dissipador em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal